Embora Peter Jackson, contra todas as expectativas, tenha conseguido criar uma obra-prima cinematográfica monumental de alcance épico incomparável com sua trilogia O Senhor dos Anéis – conquistando um total de 17 Oscars e arrecadando quase 3 bilhões de dólares nas bilheterias –, o verdadeiro gênio por trás da saga é, claro, o autor J.R.R. Tolkien, que publicou o primeiro volume da saga em 1954, estabelecendo padrões completamente novos no campo da literatura fantástica.
Seu filho, Christopher Tolkien, esteve diretamente envolvido na criação da trilogia de romances, atuando como editor e consultor, entre outras funções. Ele também desenhou os mapas do complexo mundo da Terra-média, que ainda são considerados a referência padrão. Mais tarde, administrou o espólio do pai. Nessa função, opôs-se bastante às adaptações cinematográficas, considerando-as uma comercialização inaceitável. Em 2012 – pouco antes do lançamento de O Hobbit - Uma Jornada Inesperada – ele se dirigiu a Jackson em uma entrevista, dizendo: "Eles destruíram o livro para fazer um filme de ação para jovens de 15 a 25 anos. [...] Tolkien se tornou um monstro, devorado por sua popularidade e absorvido pelo absurdo de nossa época." (via Le Temps)
New Line Cinema
Este personagem de Tolkien apareceu em O Senhor dos Anéis e O Hobbit
Outro parente de Tolkien teve uma visão menos crítica da obra cinematográfica: Royd Tolkien, bisneto do escritor e filólogo britânico. Ele até fez parte dela – Jackson lhe deu um pequeno papel em O Retorno do Rei, conclusão da trilogia. Se você pausar o filme aos 43 minutos e 3 segundos, poderá vê-lo: Tolkien aparece na cidade de Osgiliath durante as batalhas contra os Orcs, atuando como batedor de Gondor – vestindo uma capa e armadura leve, com os cabelos escondidos sob uma peruca escura.
E essa não seria a última contribuição de Royd para o universo cinematográfico de Jackson: ele também foi convencido a fazer uma pequena aparição em A Desolação de Smaug, o segundo filme da trilogia O Hobbit – diferentemente de O Retorno do Rei, porém, essa participação só pode ser vista na versão estendida, que tem cerca de 25 minutos a mais. Nela, ele aparece como um coveiro durante um flashback.
O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei está na HBO Max e no Prime Video.