32 anos depois, os fãs de Jurassic Park ainda gostam de usar essa frase genial sempre que têm a oportunidade
Maria Santos
Maria Clara decidiu estudar audiovisual para juntar o melhor de todos os mundos. Apaixonada pelo cinema independente e também pelos famosos filmes da sessão da tarde, não dispensa indicações e nem julga um filme pela sinopse.

Além de ser um ícone do cinema, Jurassic Park deixou falas que viraram parte do nosso dia a dia.

Brilhantemente escrito, o famoso clássico de Steven Spielberg é uma verdadeira mina de ouro de frases icônicas. Efeitos especiais que revolucionaram a história do cinema, personagens inesquecíveis, um roteiro impecável, direção virtuosa, trilha sonora lendária e uma mensagem que permanece atual mesmo três décadas depois.

Não é preciso relembrar os inúmeros motivos pelos quais Jurassic Park - O Parque dos Dinossauros é um dos maiores marcos do cinema. Com nota 4,1 de 5 estrelas pelos leitores do AdoroCinema, o filme de Spielberg parece, de fato, impecável em quase todos os aspectos.

Uma mina de ouro de falas memoráveis

Universal Studios

Mas, embora suas qualidades visuais sejam frequentemente destacadas, talvez se dedique menos atenção a outro ponto forte do filme: seus diálogos! Criadas por David Koepp com base na obra de Michael Crichton, as falas de Ian Malcolm (Jeff Goldblum), Ellie Sattler (Laura Dern), Alan Grant (Sam Neill), John Hammond (Richard Attenborough) e os demais personagens são sempre marcantes. Muitas delas, impulsionadas pelo status lendário do filme, entraram até no vocabulário cotidiano dos fãs.

Você gastou à toa”, “Estou cansado de estar certo”, “A vida... dá um jeito”, “É uma grande bosta” ou, simplesmente, “Bem-vindo ao Jurassic Park!”. Poderíamos continuar listando, mas hoje vamos nos concentrar em uma frase em particular, dita por um personagem que solta uma piada por minuto no filme: o inimitável Dennis Nedry.

Durante 28 anos, o público odiou o vilão errado de Jurassic Park, segundo essa teoria de fãs

A frase icônica

Interpretado por Wayne Knight, esse programador desonesto — com uma mesa de trabalho mais do que bagunçada — é contratado pela concorrência para roubar a invenção de Hammond e não hesita em arrumar confusão com qualquer um que cruze seu caminho, inclusive o próprio chefe.

Mas é no seu computador, após Nedry fugir com os embriões, que ouvimos sua melhor tirada. Quando Ray Arnold (Samuel L. Jackson) tenta acessar os dados, depara-se com um firewall. Então, um pequeno avatar do programador aparece na tela, cantarolando alegremente:

Ah ah ah, você não disse a palavra mágica!

Hilária e totalmente inesperada — ainda mais por surgir num momento em que a situação já é catastrófica para os personagens —, essa é uma daquelas frases que os espectadores imediatamente elegeram como favorita.

Muito fácil de usar em discussões entre fãs ou cinéfilos, ela pode ser lançada com inteligência quando alguém pede um favor sem dizer “por favor” ou quando um amigo erra a senha do seu celular. Se as pessoas ao redor conhecem o filme de Spielberg, pode ter certeza: você vai receber sorrisos de cumplicidade na hora.

Jurassic Park - Parque dos Dinossauros
Jurassic Park - Parque dos Dinossauros
Data de lançamento 13 de junho de 1993 | 2h 02min
Criador(es): Steven Spielberg
Com Sam Neill, Laura Dern, Jeff Goldblum
Imprensa
5,0
Usuários
4,6
alugar ou comprar

Para reviver esse momento e outros tão icônicos quanto, a franquia Jurassic Park está disponível no Prime Video.

facebook Tweet
Links relacionados