O filme de guerra que ganhou dois Oscars e que Quentin Tarantino elegeu como o melhor do século XXI: "É uma obra-prima"
Rafael Felizardo
Rafael Felizardo
-Redator | Crítico
Sonhador desde pequeno e apaixonado por cinema de A a Z, encontrou em David Lynch um modo de sonhar acordado.

Um longa-metragem dirigido por Ridley Scott conquistou o coração de Tarantino. Elenco é composto por Josh Hartnett, Ewan McGregor e mais.

Dirigido por ninguém mais, ninguém menos do que Ridley Scott, Falcão Negro em Perigo é um grande clássico do cinema de guerra, um filme que levou para casa dois desejados Oscars. Lançado em meados de 2001, o longa-metragem contou com grandes nomes de Hollywood no elenco, como Josh Hartnett, Ewan McGregor, Tom Sizemore e Eric Bana.

Baseada em uma história real, a trama é ambientada em outubro de 1993, quando os Estados Unidos enviaram um grande contingente de soldados para a Somália, que estava passando por uma guerra civil. Em uma das missões, cerca de cem soldados são ordenados a capturar dois generais somalianos, mas a operação, que deveria durar em torno de uma hora, passa por complicações quando dois helicópteros Black Hawk são abatidos por atiradores do exército local.

"Magnífico": Quentin Tarantino compara este épico de fantasia visualmente deslumbrante com O Senhor dos Anéis!

FALCÃO NEGRO EM PERIGO FOI ACLAMADO POR QUENTIN TARANTINO

Com ritmo frenético, fotografia crua e uma abordagem quase documental, a obra destaca o caos da batalha, o impacto emocional da guerra e o senso de camaradagem entre os militares, tornando-se um dos retratos mais marcantes e visceralmente realistas do gênero. Black Hawk Down (no original), inclusive, foi bastante elogiado por Quentin Tarantino, que deu ao longa o título de “melhor filme do século XXI” - em lista recentemente feita durante presença no podcast The Bret Easton Ellis.

“Gostei quando vi pela primeira vez [Falcão Negro em Perigo], mas acho que era tão intenso que acabou não funcionando para mim, e não o guardei comigo da maneira que deveria”, começou ele. “Desde então, assisti algumas vezes, não muitas, mas acho que é uma obra-prima, e uma das coisas que mais amo nele é que este é o único filme que realmente busca um propósito, efeito visual e sentimento como os de Apocalypse Now, e acho que consegue”, acrescentou.

O diretor de Pulp Fiction ainda completa:

“Falcão Negro em Perigo mantém a intensidade por 2 horas e 45 minutos, ou o tempo que for, e assisti novamente recentemente, meu coração estava acelerado durante toda a duração do filme; me prendeu e não me soltou em nenhum momento, e fazia um tempo que eu não o via. A proeza da direção é extraordinária.”

Falcão Negro em Perigo
Falcão Negro em Perigo
Data de lançamento 8 de março de 2002 | 2h 23min
Criador(es): Ridley Scott
Com Josh Hartnett, Ewan McGregor, Tom Sizemore
Usuários
4,3
Assista agora em Sony One

Além de Falcão Negro em Perigo, a lista dos melhores filmes do século XXI de Tarantino ainda conta com Toy Story 3, Encontros e Desencontros, Dunkirk, Sangue Negro, Zodíaco, Incontrolável, Mad Max: Estrada da Fúria, Todo Mundo Quase Morto, Meia-Noite em Paris e mais.

facebook Tweet
Links relacionados