Sendo uma das produções mais importantes da cultura pop, é natural que Dragon Ball acabe influenciando uma série de narrativas posteriores - de filmes a séries, de livros a games. Quando a Marvel decidiu trazer Shang-Chi para as telonas, um herói completamente ligado às artes marciais, é claro que o diretor Destin Daniel Cretton adicionaria referências ao trabalho de Akira Toriyama aqui e ali.
Referência a Dragon Ball escondida em Shang-Chi
Marvel
Estrelado por Simu Liu, o filme apresenta todo um universo místico que poderia muito bem se encaixar nas páginas e nos capítulos do anime de Dragon Ball. Dragões, criaturas fantásticas e batalhas milimetricamente coreografadas são apenas alguns dos elementos do anime no longa da Marvel. No entanto, há algo impossível de se ignorar.
No clímax do filme, Shang-Chi se prepara para um ataque poderoso, sua carta final contra Xu Wenwu, em um movimento extremamente semelhante ao Kamehameha usado por Goku tantas vezes. No controle dos dez anéis, ele usa os artefatos para fazer sua própria versão do movimento, com direito a uma gama de energia bem próxima à vista nas batalhas de Dragon Ball.
“Eu cresci com Dragon Ball Z"
Marvel
Para não sobrarem dúvidas, Katy, personagem de Awkwafina, se refere ao momento como uma "bola de fogo Kamehameha". O diretor, inclusive, citou as referências em entrevista ao Geek Culture.
“Na verdade, foi uma escolha muito pessoal. Montei uma apresentação em PowerPoint de imagens com muitos dos meus filmes favoritos, do cinema asiático, do cinema chinês, do cinema coreano. Cinema japonês, incluindo muitos animes. Queríamos um tom que refletisse a vida, queremos um tom que mostrasse o drama e a dor da vida, mas também mostrasse o humor da vida que está chegando, eu acho, pelo menos na minha vida sempre que há muita dor na minha família, também há muito riso, por isso queríamos ter certeza de que estamos vendo todos esses sinais neste filme”, disse e continuou sua explicação sobre a enorme influência de Dragon Ball em sua produção.
“Eu cresci com Dragon Ball Z e usei um clipe do Goku fazendo o Kamehameha. Eu mostrei isso como um dos clipes. No filme há um momento em que eles estão agindo como um cabo de guerra, e é como pai e filho e há uma cena em Dragon Ball Z quando há um Kamehameha acontecendo, e por um longo tempo tempo, então essa foi uma das inspirações para o filme com certeza!”, revelou.