O terror provou ser uma verdadeira mina de ouro nos últimos anos. Afinal, filmes do gênero podem ser produzidos com um custo relativamente baixo, mas, combinando uma boa premissa e marketing inteligente, conseguem atrair muita gente aos cinemas. No entanto, existem exceções à regra de "pouco dinheiro, alto retorno": Guerra Mundial Z consumiu um orçamento de 190 milhões de dólares, valor exorbitante para o gênero, tornando-se o filme de terror mais caro de todos os tempos.
Uma bilheteria de 540,5 milhões de dólares, por sua vez, garantiu que o longa estrelado por Brad Pitt entrasse para a história do cinema como o filme de zumbis de maior sucesso de todos os tempos.
Guerra Mundial Z: Esta é a história
Em Guerra Mundial Z, tudo gira em torno de uma pandemia mortal que gradualmente transforma a população mundial em zumbis sedentos de sangue. O funcionário da ONU, Gerry Lane (Pitt), precisa não só proteger sua família, mas também encontrar um antídoto para impedir a propagação do vírus – uma corrida contra o tempo começa, já que ele próprio corre o risco de se tornar um morto-vivo...
Paramount Pictures
Ao contrário das obras-primas de George A. Romero (A Noite dos Mortos-Vivos), com as quais praticamente todos os filmes de zumbis feitos desde o final da década de 1970 foram comparados, o diretor Marc Forster concentra-se principalmente no espetáculo e no impacto visual. Comentários sociais e violência gráfica ficam em segundo plano, razão pela qual Guerra Mundial Z recebeu uma classificação incomumente baixa nos EUA para um filme de terror com zumbis – e sem dúvida contribuiu para seu sucesso de bilheteria graças a esse público-alvo significativamente mais amplo.
Sequência de Guerra Mundial Z foi cancelada
Os planos para uma sequência foram rapidamente elaborados. Inicialmente, Juan Antonio Bayona, diretor de A Sociedade da Neve, estava cotado para dirigir Guerra Mundial Z 2, antes de David Fincher (Seven, Clube da Luta) se interessar pela sequência de zumbis. Muitos fãs adorariam ver o que o cineasta, conhecido principalmente por thrillers sombrios, teria feito com o material – e se o nível de violência aumentaria drasticamente sob sua direção.
Infelizmente, talvez nunca saibamos: por diversos motivos, os planos de continuação não deram em nada, mesmo mais de dez anos depois. Os motivos variam de divergências criativas a questões de custo.