Poucos cineastas transitam com tanta elegância entre diferentes gêneros quanto Danny Boyle. O diretor britânico alcançou reconhecimento internacional com o drama sobre drogas T2 Trainspotting. Nos anos seguintes, tomou uma série de decisões inesperadas em relação ao seu filme e à sua carreira. De uma homenagem a Bollywood como Quem Quer Ser um Milionário? ao filme de terror com zumbis Extermínio 2: A Evolução e ao thriller alucinante Em Transe: sim, Boyle também filmou brilhantemente a vida de Steve Jobs e dirigiu a encantadora comédia romântica dos Beatles, Yesterday. E ainda tem o excelente filme de ficção científica Sunshine - Alerta Solar para comentarmos.
Em Sunshine, o sol morre e a humanidade lança uma última tentativa de resgate
A história de Sunshine começa em 2057. O sol está morrendo e a humanidade teme por sua sobrevivência. Portanto, uma missão é lançada: um nave espacial tem a tarefa de reacender o sol. Mas então a espaçonave desaparece sem deixar vestígios na escuridão do espaço. Por isso, uma segunda missão é lançada.
A partir daí, nos encontramos a bordo da Icarus II. Rapidamente fica claro que não estamos simplesmente acompanhando uma mistura de ficção científica e conto pós-apocalíptico. Boyle adiciona elementos de mistério e suspense psicológico à trama, aventura-se pelo território do terror com um toque existencialista e culmina em um final absolutamente épico.
Disney+
Embora o Icarus II esteja se precipitando diretamente em direção ao sol, o filme apresenta diversas reviravoltas de gênero e muda constantemente de tom. O mais notável é que Boyle consegue entrelaçar de forma convincente essas diversas influências em uma história de tirar o fôlego. Sunshine cativa até o último segundo e o melhor de tudo é que Sunshine - Alerta Solar está disponível no Disney+.