O extravagante produtor Jerry Bruckheimer e o excêntrico ator Nicolas Cage são duas personalidades hollywoodianas díspares, porém complementares! Juntos, eles levaram para as telonas o clássico de ação A Rocha, o espetáculo repleto de adrenalina Con Air - A Rota da Fuga e as divertidas aventuras da saga A Lenda do Tesouro Perdido. Mas, apesar do sucesso desses quatro filmes, a colaboração mais recente deles foi um fracasso financeiro que teve um impacto duradouro: a mistura de fantasia, ação e comédia O Aprendiz de Feiticeiro.
Com um orçamento de 150 milhões de dólares, o filme arrecadou pouco mais de 215 milhões em todo o mundo. Após deduzir a parte da receita destinada aos cinemas, o orçamento de publicidade e outros custos, a produção deu prejuízo. Tanto que os principais estúdios de Hollywood rotularam Cage como um veneno para as bilheterias...
Apenas a sequência de Motoqueiro Fantasma , que já estava em pré-produção, foi lançada posteriormente. Além disso, o envolvimento de Cage em projetos cinematográficos com grandes estúdios de Hollywood havia terminado por enquanto. Felizmente, O Aprendiz de Feiticeiro foi apenas um revés, e não um fracasso total.
Walt Disney Studios
O incansável ator manteve-se ocupado com projetos para estúdios menores e para o mercado de filmes lançados diretamente em vídeo, o que certamente lhe rendeu críticas, mas também produziu curiosidades fascinantes, filmes excepcionais subestimados e verdadeiras joias!
Este é O Aprendiz de Feiticeiro
Merlin acolhe três talentos mágicos sob sua proteção: Balthazar Blake (Cage), Maxim Horvath (Alfred Molina) e Veronica Gorloisen (Monica Bellucci). Enquanto Balthazar e Veronica trabalham juntos, Maxim se torna um traidor. Séculos depois, um Balthazar solitário e excêntrico observa a cidade de Nova York, buscando desesperadamente um aprendiz de feiticeiro para manter Maxim sob controle. Balthazar deposita todas as suas esperanças no desajeitado, porém inteligente, estudante Dave Stutler (Jay Baruchel).
O entusiasta da ciência inicialmente descarta o discurso de Balthazar sobre magia, dragões e outras coisas sobrenaturais como um completo absurdo. E mesmo quando Dave precisa admitir que Balthazar está falando a verdade, ele ainda tem dificuldades para se adaptar aos seus métodos de ensino. Sem mencionar que Dave queria mesmo era se concentrar em sua paixão, Becky (Teresa Palmer)...
O Aprendiz de Feiticeiro não é exatamente um filme pipoca de ritmo fluido, com quase duas horas de duração. E a trama, por vezes desnecessariamente complexa, oferece muito pouco para Molina, Bellucci e Palmer. Mas, como um espetáculo leve e descontraído de Cage e Baruchel, o longa é uma delícia autoirônica e carismática que mistura gêneros, completamente despretensiosa, porém extremamente divertida.
O filme está no Disney+.