Blade Runner, o Caçador de Androides é um dos maiores clássicos do cinema, filme de Ridley Scott lançado em 1982 que se tornou uma das produções mais influentes da ficção científica, mas só foi receber uma continuação em 2017: Blade Runner 2049.
Apesar da fama de clássico que Blade Runner carrega hoje em dia, o filme de Ridley Scott foi um fracasso de bilheteria na época de seu lançamento e também não foi tão bem recebido pela crítica especializada. Somente com o tempo que ele ganhou status cult e passou a ser considerado uma das melhores ficções científica de todos os tempos.
Os fãs de Blade Runner esperaram 35 anos pela sequência da ficção científica
Warner Bros. Pictures
Os planos para uma sequência Blade Runner, o Caçador de Androides surgiram nos anos 90, mas o projeto enfrentou problemas de licenciamento e direitos do livro que inspirou no filme, "Androides Sonham com Ovelhas Elétricas?", de Philip K. Dick.
A situação mudou em 2011 quando a Alcon Entertainment garantiu os direitos de Bud Yorkin, produtor executivo do filme original, e começou a desenvolver uma sequência. Ridley Scott retornaria como diretor, mas ele teve que desistir por causa de conflitos na agenda com Alien: Covenant, permanecendo produtor executivo.
Denis Villeneuve foi escolhido como diretor e Blade Runner 2049 chegou aos cinemas em 2017, estrelado por Ryan Gosling, Ana de Armas, Jared Leto e Harrison Ford de volta como Rick Deckard. Desde então, a franquia ganhou novidades, incluindo a minissérie animada Blade Runner: Black Lotus. A série live-action Blade Runner 2099 está em desenvolvimento, continuação dos filmes que estreia no Prime Video em 2026.
Qual é a história de Blade Runner 2049?
Warner Bros. Pictures
Em Blade Runner 2049, após os problemas enfrentados com os Nexus 8, uma nova espécie de replicantes é desenvolvida, mais obediente aos humanos. Um deles é K (Ryan Gosling), um blade runner que caça replicantes foragidos para a polícia de Los Angeles. Após encontrar Sapper Morton (Dave Bautista), ele descobre um fascinante segredo: a replicante Rachel (Sean Young) teve um filho, mantido em sigilo. A possibilidade de que replicantes se reproduzam pode desencadear uma guerra com os humanos, então a tenente Joshi (Robin Wright), chefe de K, o envia para encontrar e eliminar a criança.