Quando pensamos em Matrix, inevitavelmente lembramos do famoso trio formado por Neo (Keanu Reeves), Morpheus (Laurence Fishburne) e Trinity (Carrie-Anne Moss). No entanto, isso ignora a importância de Joe Pantoliano para a equipe: disfarçado de Cypher, ele é o único membro da equipe Nebuchadnezzar que se arrepende de ter tomado a infame pílula vermelha. Com pouco apreço pelo mundo real (que, convenhamos, não é exatamente um mar de rosas...), Cypher trai sua equipe ao fazer um acordo com o Agente Smith para ter sua memória apagada e retornar ao conforto de sua antiga vida.
"Você pode fazer 3 mil abdominais por dia"
Para dominar com perfeição as diversas técnicas de combate e movimentos, os atores principais tiveram que passar por um rigoroso treinamento em artes marciais, que durou seis meses antes das filmagens. Apesar de ter sofrido uma lesão no pescoço, Reeves ainda teve que treinar no mesmo ritmo que seus colegas de elenco e frequentar as aulas usando um colar cervical!
Warner Bros. Pictures
Pantoliano, no entanto, tinha um pequeno problema... Um problema de peso, literalmente. Seu personagem deveria ser magro e musculoso. Embora a fase de pré-produção permitisse aos atores tempo para treinar e se preparar fisicamente, Joe sentia que nunca atingiria as metas estabelecidas a tempo.
Ele contou a Brian Raftery, autor do livro How 1999 Blew Up the Big Screen, como fez para atender às exigências das irmãs Wachowski.
"Nada de álcool, como legumes cozidos no vapor, faço musculação. O treinador que contrataram me disse: 'Você pode fazer 3 mil abdominais por dia, não vai mudar nada!' Então conversei com meu amigo, um cirurgião plástico, e decidi fazer uma lipoaspiração de 7.800 dólares."
Depois disso, ele enviou a fatura para Lorenzo di Bonaventura, então chefe da Warner Bros., considerando a lipoaspiração como "pesquisa e desenvolvimento" para o papel, em suas próprias palavras. Mas o estúdio nunca concordou em reembolsá-lo. "Ele me ligou e disse: 'Você está completamente louco ou o quê? De jeito nenhum vamos pagar por isso!'", contou o ator ao The Hollywood Reporter em 2020.