Alguns filmes servem para lançar definitivamente a carreira de seus astros. Foi o que aconteceu há 29 anos com Tempo de Matar, um poderoso thriller jurídico que transformou Matthew McConaughey em uma estrela da noite para o dia – e que você pode assistir no streaming pela Netflix ou Disney+. A adaptação do famoso romance de John Grisham continua a brilhar como uma das melhores performances do ator, e ele foi em grande parte responsável pelo filme permanecer essencial para todos os fãs de dramas de tribunal. E digo "em grande parte" porque o falecido Joel Schumacher reuniu um elenco estelar para a trama!
Um destaque do suspense
É verdade que McConaughey é o protagonista, mas ao seu lado encontramos também outros atores renomados como Sandra Bullock, Samuel L. Jackson, Donald Sutherland, Kevin Spacey, Patrick McGoohan, Kiefer Sutherland, Oliver Platt e Ashley Judd.
Warner Bros.
Na verdade, na época, a participação de Bullock e Jackson foi ainda mais enfatizada como forma de atrair o público, mas foi McConaughey quem acabou conquistando a todos, dando vida a Jake Brigance. Com uma combinação consistente de talento e carisma, o ator provou aqui que estava destinado a deixar sua marca no mundo do cinema. Tanto que qualquer lista de suas melhores performances que não inclua aquela que estamos discutindo agora seria estranha.
Um elenco excelente
Tempo de Matar é um filme que se apoia no talento de seu elenco para contar uma história que, embora talvez não seja muito surpreendente, é narrada com convicção, oferecendo uma mistura eficaz de suspense jurídico e drama. É um excelente exemplo do tipo de cinema de orçamento médio pelo qual Hollywood parece ter perdido o interesse ultimamente.
Parecia que Hollywood havia decidido abandonar os livros de Grisham após o injusto fracasso de O Júri em 2003. De A Firma a O Homem que Fazia Chover, sem esquecer O Cliente ou O Dossiê Pelicano, nenhum deles é realmente essencial, mas todos são pelo menos competentes – e Tempo de Matar não é exceção.