Em 2006, Clint Eastwood deu à sua carreira - e aos filmes de guerra em geral - uma guinada inesperada com o lançamento de Cartas de Iwo Jima, um longa-metragem que apresenta um olhar íntimo e devastador sobre a Segunda Guerra Mundial - contado através da perspectiva japonesa. Após o lançamento, o título tornou-se amplamente aclamado por público e crítica, marcando a história do cinema.
Longe do triunfalismo habitual dos projetos desse tipo, a direção de Eastwood optou pela contenção, pela fotografia austera, pelo ritmo sereno e pela atuação comovente de Ken Watanabe como o General Tadamichi Kuribayashi. Essa combinação permitiu que a trama se transformasse em uma reflexão sobre honra, perda e dignidade - misturada ao caos de uma guerra.
4 filmes de guerra que foram injustiçados pelo tempoOUTRO OLHAR SOBRE A GUERRA
Letters From Iwo Jima (no original) foi concebido como uma espécie de história complementar de A Conquista da Honra, um filme comandado por Eastwood no mesmo ano. Enquanto o segundo mergulha na perspectiva norte-americana do conflito, o primeiro apresenta um ponto de vista nem um pouco comum, olhando para o outro lado da guerra com a mesma empatia e profundidade. O resultado é um dueto singular onde a linha entre heróis e vilões se esvai, mostrando apenas um grupo de homens presos ao destino e à obediência.
Cartas de Iwo Jima é ambientado entre 1944 e 1945, durante a brutal Batalha de Iwo Jima, onde 22 mil soldados japoneses resistiram ao avanço norte-americano. Destes, apenas 1083 sobreviveram. Eastwood reconstrói o conflito com um realismo quase documental, retratando os túneis e as trincheiras subterrâneas como se ecoassem o confinamento emocional sofrido pelos combatentes.
Vale ressaltar que apesar de sua excelência, a produção não performou como o esperado nas bilheterias mundiais. Ao todo, 68 milhões de dólares foram angariados, batendo de frente com um orçamento estimado em 19 milhões. Apesar disso, seu impacto artístico foi enorme.
Com um elenco composto por Kazunari Ninomiya, Shido Nakamura, Tsuyoshi Ihara e Ryô Kase, Cartas de Iwo Jima está disponível para aluguel e compra no Prime Video e Apple TV.