Na manhã deste sábado (04), a 49ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo deu o pontapé inicial em suas atividades com uma coletiva de imprensa responsável por apresentar as principais novidades da edição, além da exibição de Bugonia, novo filme de Yorgos Lanthimos (Pobres Criaturas). Entre longas, curtas e séries, a programação é formada por 373 títulos de 80 países em 52 salas de cinema, espaços culturais e CEUs espalhados pela capital paulista.
As obras apresentam a pluralidade da produção global, com foco em reflexões e escapismos diante de um mundo tomado por guerras, conforme as palavras de Renata de Almeida, diretora da Mostra. Enquanto falava sobre o filme de abertura, Sirât, ela comentou sobre o fato da trama ser um espelho para o que será apresentado neste ano.
Diego Souza Carlos
"Eu acho que é um filme sobre um momento que a gente vive, que é uma guerra, que seria uma 3ª Guerra Mundial e [como] as raves [representam] um hedonismo, um escapismo para a situação. Você vai ver isso refletido muito na seleção da Mostra, esse medo da guerra em várias obras", afirmou Renata antes de citar algumas obras da Palestina, Palestine 36, e uma sessão de 80 anos da bomba de Hiroshima e Nagasaki com a exibição de Chuva Negra, de Shohei Imamura, e um curta sobre um sobrevivente que morava em São Paulo.
Durante o evento, a produtora ainda refletiu o fato da edição contar com 3 Prêmios Humanidade, entregue "a personalidades que se preocupam com questões humanistas, sociais e políticas de forma corajosa e sensível.
"Ontem pensando, escrevendo o editorial, refleti o porquê. Acho que é para dar o foco para a humanidade, para empatia, para solidariedade, essas coisas que estão fora de moda", disse ela após pontuar que normalmente há apenas a entrega de uma honraria. "A gente está vivendo quase numa sensação de brutalidade, de que coisas muito humanas parecem estar se perdendo."
Mostra Internacional de Cinema de São Paulo
Em sua 2ª edição, a Mostrinha chega com 13 longas e 7 curtas-metragens. Mauricio de Sousa, que assina o pôster deste ano, será homenageado com a apresentação de Turma da Mônica: Laços, Turma da Mônica: Origens e Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa, além da cinebiografia inédita dirigida por Pedro Vasconcelos, sobre o criador dos moradores do bairro do Limoeiro. O quadrinista também receberá o Prêmio Leon Cakoff, assim como o roteirista e diretor Charlie Kaufman (Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças).
Durante o período da Mostra também será possível assistir a algumas obras no streaming, através do Sesc Digital Spcine Play. A ação também é integrada por um espaço de realidade virtual, que transportam o espectador para dentro das obras e criam diferentes possibilidades de imersão e interação. As produções no formato estarão em cartaz no CineSesc, no Metrô Luz, no Metrô Itaquera, na Cinemateca Brasileira e no Shopping Cidade de São Paulo.
Kleber Mendonça Filho abre a 58ª edição do Festival de Brasília com “O Agente Secreto”Outra ação que retorna ao evento, já pelo 5º ano consecutivo, é o Encontro de Ideias Audiovisuais, um grande evento do mercado audiovisual para a discussão de ideias e formulação de novos projetos, marcado para acontecer entre 22 e 25 de outubro, na Cinemateca Brasileira.
Em quatro dias, serão 75 encontros, entre agentes nacionais e internacionais do mercado audiovisual, além de produtores e diretores do Brasil e do mundo, convidados da Mostra. Assim como foi dito na coletiva, embora tenha cunho comercial, as ações também contemplam o público interessado em aprender mais sobre os bastidores das atividades cinematográficas.
Os longas de abertura e encerramento da 49ª Mostra de SP
Mostra São Paulo
A abertura da 49ª Mostra ocorre na quarta-feira, 15 de outubro, na Sala São Paulo, com a exibição do longa-metragem Sirât, de Oliver Laxe, vencedor do prêmio do júri do Festival de Cannes — as atrizes Stefania Gadda e Jade Oukid, que atuam na produção, estarão na sessão especial.
Na trama, um pai (Sergi López) e seu filho (Bruno Núñez) viajam até o Marrocos atrás de uma rave no meio das áridas montanhas do deserto. A dupla está em busca da filha e irmã Marina que desapareceu meses atrás em outra dessas grandiosas e excessivas festas.
Eles distribuem a foto da jovem pelos festeiros que se movem ao som de música eletrônica e com uma liberdade que o pai e seu filho menor desconhecem. Movidos pela esperança e pelo destino, os dois decidem seguir um grupo que está a procura de uma última festa que acontecerá no meio do deserto. Lá esperam encontrar a jovem.
Vencedores do Festival de Gramado: Lista de premiados tem filme com Xamã e Bella Campos em destaqueAntes, será apresentado o curta-metragem Como Fotografar um Fantasma, do diretor e roteirista Charlie Kaufman, que estará no evento. Na cerimônia, a cineasta martinicana Euzhan Palcy receberá, em mãos, o Prêmio Humanidade. O quadrinista Mauricio de Sousa também sobe ao palco para receber o Prêmio Leon Cakoff.
Já no encerramento da festividade será marcado por Jay Kelly, longa do norte-americano Noah Baumbach. Estrelado por George Clooney e Adam Sandler, o filme acompanha a jornada de um famoso ator de cinema chamado e seu dedicado empresário Ron. Os dois embarcam pela Europa numa trajetória intensa na qual são confrontadas com suas escolhas do passado, seus relacionamentos e os legados que construíram e deixarão para a posteridade. A exibição acontece após a cerimônia de premiação da edição, em 30 de outubro.
Bugonia, uma escolha perfeita para a proposta da 49ª Mostra Internacional de Cinema de SP
Universal Pictures
Distribuído no Brasil pela Universal Pictures, o longa Bugonia abriu as cortinas da festividade. A obra de Yorgos Latinos, cineasta responsável pelo vencedor do Oscar Pobres Criaturas, foi exibida para os jornalistas presentes. Para o público geral, a produção terá três sessões comerciais, com estreia oficial marcada para 30 de outubro.
Bugonia acompanha dois jovens obcecados por teorias da conspiração que sequestram a poderosa CEO de uma grande empresa, convencidos de que ela é uma alienígena prestes a destruir o planeta Terra. No elenco estão Emma Stone, Jesse Plemons, Aidan Delbis, Stavros Halkias e Alicia Silverstone.
Guia do Festival do Rio 2025: Filmes, entrevistas, críticas e tudo o que está acontecendo no evento carioca este anoAntes da crítica do AdoroCinema ir ao ar, é preciso dizer alguns pontos interessantes sobre essa obra imperdível da programação da Mostra. Enquanto Pobres Criaturas constrói um mundo de fantasia para mergulhar em temas densos, Bugonia se apresenta como um conto moderno guiado por uma incansável, e charmosa, zombaria sobre a derrocada da humanidade.
Dispondo de ótimas atuações de Emma Stone, que a este ponto já se tornou musa do diretor, e Jesse Plemons, que surge mais uma vez sob uma nova e hipnotizante caricatura, temos uma história ácida que não se cansa de brincar com as expectativas do público. O suspense crescente somado a um roteiro sem rodeios faz com que a dupla de atores, ao lado do doce personagem de Aidan Delbis, Don, possam surfar na onda do absurdo ditada pelo realizador.
Universal Pictures
O vale da estranheza é constante, mas não deve ser novidade para quem já acompanha a jornada de Yorgos há alguns anos. No entanto, é na mistura da acidez cômica com uma angustiante melancolia em que Bugonia consegue conversar com o presente. É na efervescência de comentários pertinentes sobre a falha do capitalismo que a obra cria e destrói analogias a cada novo passo. É, sem sombra de dúvidas, uma das obras essenciais para quem for curtir a Mostra neste ano.
Programação completa e onde garantir os ingressos da 49ª Mostra de SP
Programação completa, lista de favoritos e compra de ingressos estão disponíveis no aplicativo da Mostra, que poderá ser baixado a partir de 10 de outubro em celulares com sistemas operacionais Android, pela Google Play, e iOS, pela App Store. O programa permite ainda a criação de agenda com datas e horários dos títulos escolhidos e, para credenciados, é possível reservar entradas.
O evento também conta com o aplicativo da MLoad para a disponibilização de recursos de acessibilidade a um recorte de filmes da seleção. A 49ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo acontece na capital paulista de 16 a 30 de outubro de 2025.