"Toda a experiência foi um pesadelo": Este filme foi um completo desastre de bilheteria há 37 anos, mas ainda assim é uma joia imprescindível
Giovanni Rodrigues
Giovanni Rodrigues
-Redação
Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

O diretor Terry Gilliam tentou manter a compostura em uma produção caótica e enlouquecedora... e ainda assim foi um fracasso comercial.

Terry Gilliam já reconheceu que havia ultrapassado o orçamento um pouquinho quando começou a trabalhar em As Aventuras do Barão Munchausen. Contava com um limite de 23,5 milhões de dólares e terminou gastando cerca de 40 milhões - um pouco mais ou um pouco menos dependendo de quem você pergunte. Isso não teria sido um problema se a bilheteria tivesse respondido bem, mas arrecadou apenas 8,1 milhões de dólares no mundo todo.

As Aventuras do Barão Munchausen
As Aventuras do Barão Munchausen
Data de lançamento 1 de junho de 2021 | 2h 04min
Criador(es): Terry Gilliam
Com John Neville, Jonathan Pryce, Sarah Polley
Usuários
3,6
alugar ou comprar

Considerando que a arrecadação deve ser 2,5 vezes o orçamento de produção, podemos dizer que o lançamento deste filme de Gilliam foi um dos maiores fracassos da indústria cinematográfica. Imagino que muitos envolvidos no projeto já esperavam isso porque as filmagens foram pouco menos que um desastre.

Gilliam sempre será lembrado por ser um gênio de grande criatividade em Hollywood. Um dos melhores exemplos é Brazil, um filme distópico que se tornou um título cult ao longo dos anos. Mas ele também tem um temperamento complicado, intenso demais e perfeccionista. suas filmagens são lembradas por serem tão problemáticas que são quase legendárias, como é o caso de seu sonho frustrado de realizar sua adaptação do Quixote. Os múltiplos fracassos resultaram no documentário Perdido La Mancha, embora posteriormente tenha vindo à luz sob o título O Homem que Matou Dom Quixote. "É um absurdo completo, às vezes de vergonha alheia", escreveu Marcos Gandía em sua crítica para o espanhol SensaCine.

O fato é que As Aventuras do Barão Munchausen não foi uma exceção, como relatam nossos amigos do AlloCiné.

Columbia Pictures

"Toda a experiência havia sido dolorosa e um pesadelo"

Em uma entrevista com o Deadline do mês de julho passado, Gilliam explicou suas desilusões, especialmente após a disputa que teve com a Universal por causa de Brazil. "Este cara se esgotou há alguns anos, ou acho que morreu. [...] Ele não vive mais neste corpo, é tudo o que posso dizer", garantiu o cineasta.

Te digo, não vejo meus filmes depois de terminá-los, e já faz talvez dois anos, supervisionei a versão 4k de As Aventuras do Barão Munchausen. Não a via há muito tempo porque toda a experiência havia sido dolorosa e um pesadelo

O filme conta com cenários maravilhosos desenhados por Dante Ferretti, o cenógrafo favorito de Fellini, um John Neville encarnando um formidável barão e apoiado por um elenco de grande talento: Uma Thurman, Sarah Polley, Jonathan Pryce, Oliver Reed, até mesmo Robin Williams, que não quis que seu nome aparecesse nos créditos.

Polley falou anos depois sobre o trauma que significou para ela trabalhar neste projeto com apenas nove anos. "Definitivamente me deixou cicatrizes... Foi muito perigoso. Houve tantas explosões tão perto de mim, o que é traumático para uma criança, seja perigoso ou não. Ficar em água gelada por longos períodos e trabalhar horas intermináveis. Foi fisicamente exaustivo e perigoso", declarou em uma entrevista com o Ain't it Cool.

Columbia Pictures

Levou à demissão do presidente da Columbia

Por trás das câmeras, foi um inferno. Em 1988, um artigo no Los Angeles Times revelou parte do drama nos bastidores que cercou o filme, o qual levou à demissão do próprio presidente da Columbia.

"Este repentino estouro de orçamento ensombreceu o projeto mais ambicioso e potencialmente espetacular defendido por David Puttnam, que se viu obrigado a demitir-se como presidente da Columbia quando a empresa matriz Coca-Cola Co. decidiu em setembro fundir a Columbia com a Tri-Star Pictures. Puttnam, produtor cinematográfico britânico, havia alertado Hollywood sobre os perigos dos custos excessivos quando assumiu o cargo na Columbia quinze meses antes. Ironicamente, ele e seus colaboradores se viram rapidamente envolvidos nos problemas orçamentários de Munchausen, apesar de que sua estratégia cautelosa para o financiamento de filmes protegeu a Columbia ao transferir a responsabilidade direta pelos custos extras do estúdio para as seguradoras", relata o artigo.

Apesar de tudo, 37 anos depois de seu lançamento, As Aventuras do Barão Munchausen é considerada, com razão, uma das melhores obras da rica imaginação de Terry Gilliam.

facebook Tweet
Links relacionados