Alguns filmes simplesmente não envelhecem — suas histórias são atemporais, mas capturam um sentimento passageiro. Conta Comigo é uma dessas obras. Este clássico conta uma história sobre aventura, amizade e o fim da despreocupação. Não é por acaso que este filme sobre amadurecimento é considerado uma das melhores obras do gênero.
Um filme sobre amizade e aventura
Gordie Lachance (Richard Dreyfuss), um escritor, recorda quando tinha entre 12 e 13 anos no verão de 1959 e vivia em Castle Rock, Oregon, uma localidade com pouco mais de mil habitantes. Gordie tinha três amigos inseparáveis: Chris Chambers (River Phoenix), Teddy Duchamp (Corey Feldman) e Vern Tessio (Jerry O'Connell).
Chris era o líder natural, Teddy era emocionalmente perturbado e, se Gordie era o intelectual do grupo, Vern era o mais infantil. Um dia Vern ouviu por acaso Billy Tessio (Casey Siemaszko) e Charlie Hogan (Gary Riley) comentando sobre o corpo de Ray Brower, garoto da idade deles que havia desaparecido
Cada um deu uma desculpa em casa e partiram para tentar encontrar o corpo. Nenhum deles imaginava que esta viagem se transformaria em uma jornada de autodescoberta que os marcaria para sempre.
Columbia Pictures / Prime Video
A adaptação de Stephen King é tão encantadora
Ao contrário da maioria do material de Stephen King, não há terror sobrenatural em Conta Comigo, adaptação da obra O Cadáver — muito pelo contrário! O filme se desenrola através das delicadas relações interpessoais de uma panelinha. Os garotos atrevidos são bons em fazer piadas e zombar uns dos outros. Mas por trás de tudo isso se escondem quatro personalidades frágeis lutando contra seus demônios interiores.
O filme equilibra com sucesso a relação entre as despreocupadas aventuras de verão e a seriedade da vida, para a qual as crianças agora inevitavelmente se encaminham. Você não quer que este filme termine com elas nadando em lagos infestados de sanguessugas, correndo por pontes ferroviárias e fugindo de cães ferozes. E você vai querer ouvir essas conversas íntimas, que oscilam entre o humor e a desesperança, por muito tempo.
Outra adaptação de Stephen King chega aos cinemas em breve
A magia da novela é igualmente palpável na adaptação. Não é de se admirar, portanto, que o próprio Stephen King a considere sua adaptação cinematográfica favorita. Conta Comigo também é uma introdução perfeita para outra adaptação de King: A Longa Marcha: Caminhe ou Morra. O thriller distópico está sendo promovido com uma exibição inusitada.
Assim como Conta Comigo, A Longa Marcha também é sobre uma jornada, mas desta vez o desfecho é fatal. Mesmo assim, devemos mais uma vez focar no estreito vínculo da amizade. Resta saber se a adaptação tocará o coração tanto quanto Conta Comigo, de 1987.
Conta Comigo está disponível para compra ou aluguel no Prime Video.