Ele é um dos astros de ação mais confiáveis das últimas duas décadas: Liam Neeson, que conquistou o universo de Star Wars como o Cavaleiro Jedi Qui-Gon Jinn e recebeu uma indicação ao Oscar por sua atuação em A Lista de Schindler, tem sido visto principalmente em blockbusters cheios de adrenalina no cinema.
Suas múltiplas colaborações com o diretor Jaume Collet-Serra são particularmente notáveis e um dos melhores filmes da dupla está disponível no Prime Video. O Passageiro é um thriller de ação eletrizante ambientado em Nova York e arredores.
Corra que a Polícia Vem Aí!: Liam Neeson usou um truque genial para conseguir o papel principal do filmeO Passageiro com Liam Neeson
Em O Passageiro, Neeson assume o papel de Michael MacCauley, um ex-policial que agora trabalha como corretor de seguros. Todos os dias, ele se desloca entre o trabalho em Manhattan e sua casa em Tarrytown, a cerca de 40 quilômetros de Nova York. Sua rotina nunca muda.
Mas então um encontro com uma estranha (a estrela de Invocação do Mal, Vera Farmiga) coloca tudo em desordem. Ela lhe faz uma oferta irrecusável: se encontrar uma testemunha de um assassinato no trem, receberá 100.000 euros. Dinheiro fácil, o que é muito útil para Michael, que está com dificuldades financeiras.
StudioCanal
Mas não demora muito para Michael descobrir que se tornou cúmplice de um crime que leva a uma conspiração ainda maior. A partir daí, ele se vê em um dilema moral, mas não consegue recuar. A estranha o mantém firmemente sob controle.
Thriller de ação nos passos de Alfred Hitchcock
The Commuter, no original, é o quarto e, até o momento, o último filme que Liam Neeson e Collet-Serra levaram ao cinema. Anteriormente, o ator e o diretor provaram ser uma dupla bem ensaiada com Desconhecido (2011), Sem Escalas (2014) e Noite Sem Fim (2015). Essa dinâmica também funciona muito bem no trajeto para o trabalho em Nova York.
StudioCanal
Collet-Serra sabe como retratar Neeson como um herói de ação em dificuldades, muitas vezes acompanhado por uma profunda melancolia, a fim de extrair o máximo de emoção possível de uma premissa de filme B, sem mencionar os momentos envolventes dos personagens. Ele frequentemente presta homenagem ao grande mestre do suspense.
O espírito de Alfred Hitchcock paira sobre esta viagem de trem inquieta e envolvente, que apresenta várias reviravoltas inesperadas que o ex-policial interpretado por Neeson deve navegar como o homem errado no lugar errado. O melhor de tudo, no entanto, é como Collet-Serra ancora o personagem em suas rotinas na excelente abertura do filme.
O Passageiro tem uma base incrivelmente forte, apresentando-nos Michael MacCauley como uma figura tangível com falhas e sonhos, que construiu um ambiente social de viajante para si. Não importa quão ousadas e absurdas as reviravoltas se tornem mais adiante no thriller de ação, Neeson ancora o filme com sua atuação.