Foram necessários 20 anos inteiros para que Sylvester Stallone voltasse a vestir a faixa vermelha na testa e encarnar o lendário soldado solitário. Depois de Rambo 3 (1988), o astro retornou apenas em 2008, colocando o seu personagem no meio de uma guerra civil birmanesa em uma explosiva missão. Mas o curioso é que os planos para Rambo 4 estavam longe de ser o que vimos nas telonas.
Em meados dos anos 2000, Stallone chegou a trabalhar em uma adaptação do romance Linha de Frente, de Gary Fleder, que seria usada como base para Rambo 4. O projeto, no entanto, nunca saiu do papel. O roteiro acabou sendo reaproveitado anos depois e se transformou em um sucesso de ação estrelado por Jason Statham. Felizmente, ambos os filmes estão disponíveis no Adrenalina Pura+.
John Rambo como agente da DEA e pai?
Stallone já tinha planos concretos para transformar Linha de Frente em um capítulo de Rambo. Nele, teríamos visto o implacável veterano do Vietnã como um agente aposentado da DEA e pai. Rambo teria vivido com sua filha pequena na Louisiana, onde alguns traficantes de metanfetamina logo desafiaram sua paz.
Você pode estar pensando: "ser um policial teria sido apropriado para Rambo?" Especialmente depois dos eventos dos três primeiros filmes, a resposta só pode ser uma: não! A transição de incansável lutador solitário para ex-funcionário da Agência Antidrogas — com direito a uma filha — parece implausível. Sylvester Stallone também percebeu isso.
Stallone acabou abrindo mão de usar o roteiro de Linha de Frente para Rambo e entregou a história a Statham, que assumiu o papel principal anos depois. Em paralelo, o astro preferiu investir em outro projeto: Os Mercenários. A escolha se mostrou certeira — afinal, Rambo 4 surpreendeu nas bilheterias e trouxe de volta, com força total, um personagem que Stallone acreditava já ter deixado para trás.
Stallone teve outro conceito de Rambo
Antes de conceber a ideia de fazer do romance Linha de Frente um spin-off de sua saga de veteranos, Sylvester Stallone tinha outro conceito em mente. Rambo encontraria seu irmão xerife, até então não mencionado, e enfrentaria uma gangue de condenados em uma pequena cidade durante um furacão.
No entanto, o ator e cineasta já havia tido a ideia de enviar John Rambo ao México há muitos anos, onde teria que resgatar a filha sequestrada de um amigo e encontrar um velho inimigo. E, de certa forma, foi exatamente isso que aconteceu em Rambo: Até o Fim, o quinto filme da saga.