Comparando dois gigantes do cinema — Al Pacino como o obsessivo policial da polícia de Los Angeles, Tenente Vincent Hanna, e Robert De Niro como o metódico ladrão profissional Neil McCauley — o filme Fogo Contra Fogo, de 1995, explora a tênue linha entre os dois lados da lei.
Inspirado em fatos reais ocorridos na década de 1960 entre o criminoso McCauley e o detetive Chuck Adamson, Fogo Contra Fogo é cirurgicamente preciso em sua representação de assaltos e tiroteios. Para atingir esse nível de realismo, Michael Mann recrutou Andy McNab, ex-sargento do prestigiado Serviço Aéreo Especial britânico, como consultor técnico.
O elenco, que também incluía os atores Val Kilmer e Tom Sizemore, passou por três meses de treinamento intensivo. E segredos dos bastidores revelam até que eles usaram munição de verdade para um resultado mais autêntico do que nunca.
Como resultado, as ações são tão críveis que, quando o filme foi lançado, os fuzileiros navais usaram a famosa cena do assalto para avaliar seus recrutas. Um instrutor teria dito, a respeito de Val Kilmer recarregando seu fuzil de assalto: "Se você não consegue trocar os carregadores tão rápido, saia do Exército!"
O assalto em Fogo Contra Fogo redefiniu o tiroteio no cinema
No longa-metragem, tudo muda durante o último grande assalto de McCauley e sua equipe: um assalto a banco no centro de Los Angeles, com o objetivo de embolsar 12,2 milhões de dólares. O que eles não sabem é que a polícia, alertada por um informante, já está no local.
Como resultado, o que deveria ser um plano perfeito, levando a uma saída discreta, se transforma em uma saraivada de tiros no meio da rua. Esta sequência, filmada inteiramente em condições reais nas ruas de Los Angeles, é uma obra-prima do cinema: fuzis de assalto, tiros precisos em movimento, comunicação impecável da equipe.
“Ninguém gostou”: Mesmo assim, Al Pacino prefere este filme a obras-primas como O Poderoso Chefão e Fogo contra FogoO som cru dos tiros, capturado ao vivo em vez de recriado em estúdio, cria uma sensação de caos. O confronto dura vários minutos e deixa policiais e ladrões nas ruas. Vamos poupá-los dos spoilers, mas o que se segue é uma espiral de vingança e acerto de contas, que leva ao confronto final na pista do Aeroporto de Los Angeles.
Com uma bilheteria de 187 milhões de dólares e uma influência que se estende do cinema (Batman: O Cavaleiro das Trevas) aos videogames (GTA III, IV e V), Fogo Contra Fogo se tornou mais do que um filme cult!