O Rei Leão é um dos grandes clássicos de animação da Disney, e ainda hoje conquista fãs no mundo todo. E por que não? A história do príncipe Simba, que precisa retomar o trono das garras de seu tio sinistro após a trágica morte de seu pai, lembra dramas clássicos – e as semelhanças com Hamlet, de Shakespeare, não são mera coincidência.
Mas, em vez de um drama de época sem graça, ambientado em um cenário histórico, a luta pelo poder dentro de uma família real é transferida para o reino animal da savana africana, onde uma série de personagens encantadores está pronta para conquistar o coração do público. O suricato Timão e seu colega javali Pumba são companheiros tão adoráveis ao lado de Simba quanto o calau-de-bico-vermelho Zazu e o macaco xamã Rafiki.
Portanto, não foi surpresa que, com a onda de adaptações live-action de seus maiores sucessos cinematográficos, a Disney eventualmente mirasse em O Rei Leão. O filme chegou aos cinemas em 2019 e mais uma vez emocionou o público – conquistando mais de US$ 1,6 bilhão nas bilheterias. Um resultado incrível! Mesmo hoje, permanece entre os filmes de maior sucesso de todos os tempos.
Walt Disney Studios
Novo visual – mas de resto tudo igual
Ninguém precisa se adaptar a mudanças narrativas em O Rei Leão de 2019. Enquanto outros remakes da Disney, como Malévola ou Cruella, usaram o reboot para oferecer novas perspectivas sobre personagens familiares, tudo permanece igual aqui. Scar é um vilão, Timão e Pumba trazem bom humor e revelam um caminho alternativo para a vida, mas, no final, cada um assume seu devido lugar.
A novidade, no entanto, é o visual. Mufasa, Nala, Simba e os demais são animados de forma verdadeiramente fantástica. Mas é justamente por isso que demora um pouco para se acostumar com os novos heróis. Em vez de animais fofos de desenho animado, versões realistas em CGI agora cantam Hakuna Matata e lutam pelo poder na Pedra do Rei. Mas, depois que você se acostuma com o novo visual, o remake continua muito divertido.
O live-action de O Rei Leão está no Disney+.