Como saber se alguém é um mau ator ou atriz? Basta olhar as críticas negativas? Ou o fracasso financeiro nas bilheterias é a única coisa que importa? Talvez sejam as inúmeras indicações ao infame Framboesa de Ouro que fazem a diferença?
O jornalista e analista de dados Daniel Parris (via Stat Significant) queria saber exatamente isso – e combinou três fatores em uma análise abrangente: avaliações online, resultados de bilheteria e prêmios negativos.
Poderíamos presumir que um nome relativamente desconhecido acabaria no topo. Mas acontece o oposto: uma verdadeira estrela de Hollywood leva a coroa nesse ranking.
Os requisitos
New Line Cinema
Primeiro, ele fez um recorte apenas de estrelas que atuaram em pelo menos cinco papéis principais – em filmes com um orçamento ajustado pela inflação de pelo menos cinco milhões de dólares.
O primeiro sinal de falta de talento costuma ser a baixa audiência. Parris analisou inúmeras críticas online e calculou a média de avaliações do ator principal de cada filme. O resultado: Stephen Dorff, estrela de Blade, o Caçador de Vampiros, ficou em primeiro lugar – mas sem levar outros fatores em consideração.
Na indústria cinematográfica, o sucesso de bilheteria é o que mais importa. Por isso, Parris analisou em seguida a lucratividade – a relação entre o orçamento de produção e a venda de ingressos. Nesse caso, ele também analisou o portfólio geral de uma estrela em papéis principais. O infeliz líder nessa categoria: o ícone de ação Dolph Lundgren, cujos filmes tiveram uma perda média de 62% em relação ao orçamento.
Metro-Goldwyn-Mayer
Por fim, o número de indicações ao infame Prêmio Framboesa de Ouro, o anti-Oscar não oficial, também foi incluído na análise. Ninguém menos que Sylvester Stallone lidera a lista com 16 indicações a Pior Ator.
O resultado
Então, quem é o pior ator ou atriz de todos? Parris calculou a média dos três critérios e os classificou de acordo com a pontuação total.
O resultado surpreendente dessa análise científica é que, segundo a avaliação, Madonna é a pior atriz de todos os tempos! Curiosamente, o título vai para alguém que, para a maioria, sequer é considerada uma atriz de fato.
Madonna é conhecida em todo o mundo principalmente como um ícone pop, mas ao longo dos anos ela também teve uma carreira cinematográfica impressionante. Por exemplo, ela interpretou Eva Perón no musical Evita – e ganhou um Globo de Ouro de Melhor Atriz. Ela também atuou em filmes como Procura-se Susan Desesperadamente, Dick Tracy e Uma Equipe Muito Especial, ao lado de Tom Hanks.
Embora suas atuações nem sempre tenham sido unanimemente elogiadas, ela se consolidou como uma artista versátil que também sabe se sair bem diante das câmeras.