Lançado há 16 anos, este filme estrelado por Brad Pitt contém "a melhor cena já escrita" por Tarantino
Iris Dias
Amante dos filmes de fantasia e da Beyonce. Está sempre disposta a trocar tudo por uma sitcom ou uma maratona de Game Of Thrones.

Todos sabemos que Tarantino é um gênio quando se trata de criar bons diálogos! O diretor escreveu dezenas de cenas lendárias e sua reputação é sólida.

Um dos maiores pontos fortes do diretor Quentin Tarantino é sua maestria e genialidade para criar sequências de diálogos envolventes. De Cães de Aluguel a Pulp Fiction, Kill Bill, Jackie Brown e Era Uma Vez em... Hollywood, o cineasta demonstrou uma habilidade extraordinária nessa área.

Em 2015, enquanto participava da San Diego Comic-Con para o lançamento de Os Oito Odiados, Tarantino foi questionado sobre esse mesmo assunto. No palco, o cineasta respondeu à pergunta específica de um fã, citada em um artigo do Business Insider: Qual é, na opinião dele, a melhor cena que ele já escreveu?

A melhor cena que Tarantino já escreveu

Fiel à sua forma, Tarantino respondeu com franqueza e sem rodeios: "Essa é, honestamente, uma pergunta muito boa. Nem sei se tenho uma resposta, especialmente com essa maldita falta de tempo", respondeu o diretor inicialmente.

Acho que minha cena favorita de tudo que já escrevi é a cena da fazenda francesa no começo de Bastardos Inglórios.

A cena de Bastardos Inglórios à qual o diretor se refere é a primeira de seu épico e brutal filme de 2009 sobre a Segunda Guerra Mundial. Nesta sequência, o Coronel da SS Hans Landa, interpretado por Christoph Waltz, chega a uma remota fazenda de laticínios no interior da França.

Landa suspeita que a família esteja escondendo judeus. O coronel se senta com o pai, Perrier LaPadite, interpretado por Denis Ménochet , e o questiona sobre a localização da família Dreyfus.

A sequência é insuportavelmente tensa e brilhante, principalmente pela virtuosidade dos diálogos e pela atuação visceral de Christoph Waltz, que está ao mesmo tempo aterrorizante e fascinante como o cruel coronel nazista.

Um vilão sádico e memorável

Tarantino não especificou por que essa era sua cena favorita, mas é seguro presumir que o personagem de Landa foi particularmente interessante para o cineasta escrever. Ele adora escrever vilões, e esse coronel maligno "caçador de judeus" foi um verdadeiro desafio, pois ele teve que torná-lo charmoso e aterrorizante ao mesmo tempo.

O próprio Tarantino disse isso em 2016 no Festival Internacional de Cinema de Jerusalém: "Landa é o melhor personagem que já escrevi e talvez o melhor personagem que já escrevi em toda a minha carreira", disse ele.

No entanto, não foi uma conclusão inevitável para o cineasta, que teve muita dificuldade em encontrar o ator perfeito para o papel: "Eu estava preocupado. A menos que encontrasse o Landa perfeito, eu queria cancelar o filme. Dei a mim mesmo mais uma semana, após a qual pararia. Então Christoph Waltz chegou e ficou óbvio que ele era o cara certo. Ele foi incrível e nos permitiu dar a volta por cima", confidenciou.

O personagem é hoje considerado um dos maiores vilões da sétima arte, e sua introdução na sequência de abertura não é novidade. Com duração de 20 minutos, deixou uma impressão duradoura nos espectadores, tornando esta cena de abertura uma das mais lendárias da história do cinema.

Bastardos Inglórios
Bastardos Inglórios
Data de lançamento 9 de outubro de 2009 | 2h 33min
Criador(es): Quentin Tarantino
Com Brad Pitt, Mélanie Laurent, Christoph Waltz
Usuários
4,6
Assista agora em Universal+

Um verdadeiro gênio

"Antes disso, no meu primeiro roteiro, Amor à Queima-Roupa, todo o discurso siciliano era a cena a ser superada. E então, quando finalmente escrevi aquela sequência em Bastardos Inglórios, pensei: 'Ah, acho que finalmente a superei!'", enfatizou o diretor.

Tarantino se refere ao discurso hilário e repleto de palavrões proferido por Dennis Hopper ao confrontar o mafioso interpretado por Christopher Walken. Se você quiser (re)assistir Bastardos Inglórios, o filme está disponível para compra ou aluguel no Prime Video.

facebook Tweet
Links relacionados