Sam Rockwell estrelou em À Espera de um Milagre, Heróis Fora de Órbita e As Panteras, interpretou o fabricante de armas Justin Hammer em Homem de Ferro 2 e fez sucesso com Sete Psicopatas e um Shih Tzu, dirigido por Martin McDonagh, e Três Anúncios para um Crime (pelo qual ganhou um Oscar de Melhor Ator Coadjuvante).
Rockwell tem uma filmografia impressionante – e ainda assim, durante 36 anos ele foi pago por um filme no qual nem apareceu! O ator de 56 anos revelou isso quando foi recentemente convidado do podcast “Happy Sad Confused”.
O filme em questão é Meu Mestre, Minha Vida, que o diretor de Rocky, um Lutador e Karatê Kid - A Hora da Verdade, John G. Avildsen, trouxe para as telas em 1989. No drama baseado em fatos reais, Morgan Freeman interpreta Joe Clark, que assume como o novo diretor de uma escola em Paterson, Nova Jersey, assolada pela violência e pelas drogas — e tenta salvá-la do fechamento usando métodos drásticos e não convencionais.
Durante sua aparição no podcast, Rockwell falou sobre como, no início de sua carreira, ele dirigiu até Nova Jersey em uma van com seus colegas atores Michael Imperioli e Kevin Corrigan para fazer um teste para "Lean on me" (o título original do filme) — embora seu papel devesse ter apenas uma fala!
“E então consegui o papel”, diz o ator de Vice. “Mas eles nunca chegaram à minha cena, então tiveram que me dispensar porque não queriam me pagar por uma semana inteira. Há duas maneiras: você recebe por um dia de trabalho ou recebe por uma semana inteira. Então, eles me dispensaram. Não me demitiram — só me dispensaram porque disseram: 'Não podemos pagar a ele o salário de uma semana por uma única linha.' E aí o Michael [Imperioli] conseguiu o papel. Eu ainda recebo royalties por ele, mesmo não estando no filme."
“Que sorte poder amá-lo”: Estas duas estrelas de The White Lotus são um casal há mais de 20 anos e não tínhamos ideiaRockwell está se referindo aos chamados pagamentos residuais que os atores recebem quando filmes ou séries dos quais participaram são retransmitidos, transmitidos ou distribuídos de outras maneiras após seu lançamento inicial. Como Sam Rockwell foi inicialmente escalado para o longa, seu nome pode ter sido listado em um contrato inicial ou nos créditos de um corte de teste, qualificando-o para royalties posteriores, mesmo que ele tenha sido substituído por outro ator.
Marvel Studios
A propósito, Imperioli é creditado como George nos créditos, mas sua cena também foi cortada no corte final. Em entrevista à revista New Yorker, o futuro astro de Família Soprano relembrou sua "primeira experiência em um set de filmagem": "O diretor estava muito impaciente. Para ser sincero, ele não foi muito simpático. Acho que ele estava simplesmente sobrecarregado — havia provavelmente mil alunos do ensino médio lá. Tive que fazer um teste no refeitório durante o almoço, na frente de centenas de alunos. Foi horrível. Eu só tinha uma fala."