"O ator mais perfeito para a criatura": A substituição caótica de Andrew Garfield em Frankenstein que levou a equipe a nove semanas de pressão intensa
Nathalia Jesus
Nathalia Jesus
-Redatora e crítica
Jornalista apaixonada por cinema, televisão e reality show duvidoso. Grande entusiasta de dramas coreanos e tudo o que tiver o dedo de Phoebe Waller-Bridge.

Após a saída do ator, Jacob Elordi ficou com o papel.

Guillermo del Toro revelou em entrevista à Vanity Fair que precisou lidar com um contratempo significativo durante a produção de Frankenstein, seu novo longa-metragem que estreia em novembro na Netflix após uma exibição limitada nos cinemas.

Originalmente, Andrew Garfield interpretaria a icônica criatura, mas acabou deixando o projeto por conflitos de agenda. A saída forçou o diretor a encontrar rapidamente um substituto, resultando em Jacob Elordi como a nova face do monstro.

A troca aconteceu em um momento delicado da produção. Del Toro e o maquiador Mike Hill, seu parceiro de longa data em filmes como A Forma da Água e O Beco do Pesadelo, haviam passado nove meses desenvolvendo o visual da criatura para Garfield. Com a mudança repentina no elenco, tudo precisou ser refeito em apenas nove semanas.

Andrew Garfield saiu e Jacob entrou. Quero dizer, foi como… Jacob é o ator mais perfeito para a criatura. Temos uma conexão sobrenatural. Poucas palavras, poucas instruções, e ele simplesmente faz. Reescalamos, e tivemos nove semanas [para definir o visual]. Não dá pra estar mais sob pressão que isso.

Segundo Hill, a escolha de Elordi acabou sendo ideal. "O que me atraiu nele foi a sua desajeitada elegância, os pulsos longos. Ele tem essa leveza", contou. "Mas também há momentos sombrios em que ele te observa com profundidade, pálpebras caídas e cílios longos, como [Boris] Karloff. Eu pensei: 'Não sei quem mais poderia ter essa fisicalidade.' A postura dele é inocente, mas tudo isso está dentro de um corpo de quase dois metros. Se quisesse, ele poderia causar um grande estrago."

Garfield, por sua vez, comentou ao Deadline que deixar o papel foi "decepcionante", mas que, ao conhecer Elordi, entendeu que a troca fazia sentido. "Pareceu algo quase predestinado, e eu consegui enxergar e ouvir que, talvez, ele precisasse mais dessa experiência do que eu. Foi legal ver que ele teve um tempo realmente espetacular nesse trabalho."

Frankenstein
Frankenstein
Data de lançamento 23 de outubro de 2025 | 2h 30min
Criador(es): Guillermo del Toro
Com Oscar Isaac, Jacob Elordi, Mia Goth
Usuários
4,2
Adorocinema
3,5
Assistir em streaming

Frankenstein terá sua estreia mundial no Festival de Veneza, onde concorrerá ao Leão de Ouro, prêmio que del Toro já conquistou anteriormente com A Forma da Água. Inclusive, a Netflix acabou de divulgar, nesta terça-feira (29), as primeiras imagens do filme, reunidas abaixo. Confira!

Netflix

Além de Jacob Elordi, o filme também é estrelado por Oscar Isaac, Mia Goth, Felix Kammerer, David Bradley, Lars Mikkelsen e Christian Convery.

facebook Tweet
Links relacionados