Existe alguém que enfrentou Sylvester Stallone, Vin Diesel e sobreviveu para contar história? Kurt Russell, se não for um dos heróis de ação definitivos, tem em seu currículo diversos filmes lendários onde já contracenou com outras estrelas.
Um de seus primeiros papéis relevantes foi em Tango & Cash - Os Vingadores, em 1989, onde interpretou um policial de Los Angeles – o típico "cowboy" interessado em armas e botas – que estava acompanhado de Tango, o habilidoso e elegante detetive a quem Stallone deu vida. Essa dupla trabalhou junta sob a direção de Andrey Konchalovsky e, anos depois, se reencontrou em Guardiões da Galáxia Vol. 2, ainda que de uma maneira completamente diferente.

Tango & Cash não é o único filme de ação que encontramos em sua filmografia. Em 1986, Russell lançou um dos melhores – e mais subestimados – filmes de ação, ficção científica e comédia: Os Aventureiros do Bairro Proibido. O ator interpreta Jack Burton na obra do mestre John Carpenter, um motorista de caminhão que se envolve em uma briga com um antigo feiticeiro que sequestrou a noiva de seu amigo. Sem sombra de dúvida, um dos seus melhores trabalhos.
Outro de seus marcos é Fuga de Nova York, também de Carpenter, onde vive o prisioneiro e ex-soldado, Snake Plissken. Situado em um futuro distópico onde os Estados Unidos vivenciam uma onda de crimes, Snake sobrevive em Manhattan, que se tornou a prisão mais segura do país. É uma mistura estranha e divertida que vale a pena dar uma olhada.

Hoje com 74 anos, Russell está mais do que estabelecido como uma estrela de Hollywood. Não faz muito tempo, ele conquistou o público ao interpretar o Sr. Ninguém na saga Velozes & Furiosos, dividindo os holofotes com Diesel.
O equilíbrio entre produções para toda a família e projetos mais específicos tem sido marca registrada ao longo de sua carreira. Por exemplo, ele gostou do papel de Papai Noel nos dois episódios de Crônicas de Natal da Netflix, mas também de sua atuação como o dublê Randy no filme de Quentin Tarantino, Era uma Vez em... Hollywood, entre outros filmes com o cineasta como À Prova de Morte e Os Oito Odiados.
De seu papel em Fuga de Nova York a Tango & Cash, passando por O Enigma de Outro Mundo, Stargate e Breakdown - Implacável Perseguição, Russell tornou-se um símbolo dos anos 80 e 90, desfrutando de uma sólida carreira no cinema. Com todos esses créditos, quem não diria que ele é um dos maiores heróis da ação?