Stephen King, autor de romances como Carrie, O Iluminado ou It - que foram adaptados para o cinema com muita precisão - passou anos aterrorizando leitores de todo o mundo e deixando centenas de traumas, mas acontece que décadas de escrita terrorífica não o fizeram perder a sensibilidade e ele mesmo reconhece que títulos como A Bruxa de Blair o impressionaram tanto que não conseguiu nem terminar de assistir.
A obra do autor de A Longa Marcha influenciou muitos outros escritores que vieram depois dele, mas, como acontece com todos os artistas, há outro gênio superior a ele que foi quem levou King por este caminho de terrores e tensão. Ele mesmo reconheceu em seu livro Sobre a escrita - a arte em memórias, publicado no ano 2000, que quando tinha 13 anos foi assistir a um filme que lhe causou um severo impacto.
"O filme que mais nos impactou, a Chris e a mim, foi A Mansão do Terror. O roteiro foi de Richard Matheson, e o filme foi rodado em formato panorâmico e Technicolor (os filmes de terror coloridos ainda eram uma raridade em 1961). [O filme] pegou um monte de ingredientes góticos clássicos e os transformou em algo especial", conta em suas memórias.
O filme é baseado livremente no conto homônimo de Edgar Allan Poe. Este relato é considerado um dos contos mais famosos do autor e um dos mais angustiantes, pois transmite o abandono, a desorientação, o desconcerto e a desesperança de uma pessoa que sabe que vai morrer. Poe foi o ícone do diretor Roger Corman, que fez numerosas adaptações do autor entre 1960 e 1964. King é um fã absoluto de Corman e recomenda enfaticamente os filmes baseados no autor americano.
MGM Home Entertainment
A melhor cena, e a que nos deixou a Chris e a mim congelados em nossas poltronas, mostrava John Kerr atravessando uma parede em um castelo e descobrindo o corpo de sua irmã, aparentemente enterrada viva. Nunca esqueci o primeiro plano do corpo. Filmado com um filtro vermelho e uma lente distorcida que transformava o rosto em um grito enorme e silencioso.
O impacto que essa imagem deve ter tido em garotos de 13 anos teve que ser terrível, mas quem sabe se não foi a semente para criar este gênio do terror que mais de 60 anos depois aterroriza audiências de todas as partes do mundo.
Como dizemos, A Mansão do Terror é inspirado em um conto de Edgar Allan Poe de 1842. Vincent Price interpreta o nobre espanhol Dom Nicolás Medina, que sofre delírios após a repentina morte de sua esposa Elizabeth. Buscando descobrir a verdade por trás do ocorrido, ele chega a um antigo e remoto castelo familiar, mas ali só descobre mais segredos.