Há 10 anos, o cineasta Denis Villeneuve, agora conhecido como o diretor de Duna, lançou seu inovador filme de ação, Sicario: Terra de Ninguém. O thriller intensificou a guerra às drogas de uma forma que mexeu com a pele, não apenas pela caracterização, mas também pelo visual deslumbrante.
Sicario é a palavra espanhola para assassino de aluguel. Antes da revelação do personagem-título, o thriller de ação se desenrola na fronteira EUA-México. A agente do FBI Kate Macer (Emily Blunt) é designada para uma unidade especial que adota uma postura firme contra o tráfico de drogas. No entanto, a policial idealista tem dúvidas sobre a legalidade dos métodos usados por seu colega Matt Graver (Josh Brolin) e seu conselheiro Alejandro (Benicio del Toro).
De uma perspectiva aérea, um comboio de carros avança pelo trânsito. A sombra de um helicóptero desliza pela paisagem árida do deserto. Permanecer mais tempo na fronteira entre El Paso e Juárez é uma ameaça à vida. Cada novo quadro do excepcional diretor de fotografia Roger Deakins contém uma tensão quase insuportável que permeia todo o filme.
Prime Video
Sem fôlego, acompanhamos Emily Blunt rumo ao abismo de um mundo de crueldade ainda desconhecido para ela (e para nós), onde o fim justifica os meios. Ao som da música eletrizante de Jóhann Jóhannsson, nem mesmo o público consegue encontrar um momento para descansar.
Seja no tiroteio em plena rua ou na briga de socos entre Emily Blunt e Jon Bernthal, onde gênero é irrelevante, Sicario te agarra e não te solta até o último minuto. Não é de se admirar, inclusive, que uma cena do filme esteja circulando para ressaltar a adequação de Denis Villeneuve como o novo diretor de James Bond em Bond 26.
Sicario foi baseado no roteiro do criador de Yellowstone, Taylor Sheridan, que demonstrou amplamente na última década o quão envolvente ele consegue trazer os conflitos americanos para filmes e séries.
Aqui, ele já conseguiu criar personagens envolventes e ambivalentes e inserir sua história de ação em um cenário realista que até oferece algumas oportunidades de aprendizado. Em 2018, três anos após o primeiro filme, Sicario foi seguido pela sequência Sicario 2, mas sob a nova direção de Stefano Sollima e sem Emily Blunt.
Sicario: Terra de Ninguém está disponível para compra ou aluguel no Prime Video.