"The Convert é o retorno sangrento do diretor neozelandês Lee Tamahori": é assim que o RottenTomatoes resume as opiniões da crítica internacional – e provavelmente despertará a curiosidade de muitos fãs de cinema que deram as costas ao diretor após seus filmes de Hollywood um tanto quanto confusos, como 007 - Um Novo Dia para Morrer, xXx 2 - Estado de Emergência e O Vidente.
Sim, Tamahori sempre esteve em seu auge filmando em seu país natal. Portanto, não é surpresa que seu filme mais recente tenha conquistado a crítica os 83% de aprovação (até 1º de julho de 2025) sugerem que qualquer pessoa com uma queda por filmes de ação e aventura históricos deveria dar uma olhada.
O elenco também é majoritariamente neozelandês, mas ainda inclui alguns rostos conhecidos, como Tioreore Ngatai-Melbourne (Uma Fuga para a Liberdade), Antonio Te Maioha (Spartacus) e Will Wallace (King Kong). O membro mais proeminente do elenco, no entanto, é certamente Guy Pearce, conhecido por Homem de Ferro 3, Guerra ao Terrore Amnésia.

É disto que se trata The Convert
1830 no Pacífico Sul: O pregador Thomas Munro (Pearce) é enviado para prestar aconselhamento religioso ao assentamento britânico no coração do território maori. Ao salvar a vida da jovem Rangimai (Ngatai-Melbourne), filha do chefe Maianui (Te Maioha), ele começa a se identificar cada vez mais com a cultura da população. No entanto, testemunha cada vez mais violência e derramamento de sangue e decide embarcar em uma missão de paz – mas é apenas uma questão de tempo até que seu passado o alcance...
Além do filme mais recente, também vale mencionar aquele que é, provavelmente, o melhor e mais intenso filme do diretor – com o qual ele comemorou sua descoberta: O Amor e a Fúria, que se passa em um subúrbio desolado da Nova Zelândia e conta a história chocante de uma grande família cuja vida cotidiana é caracterizada por abuso de álcool, violência e crime.
O drama angustiante se baseia principalmente na força narrativa com que Tamahori te atinge em cheio – e também na atuação magnífica de Temuera Morrison. O neozelandês, conhecido pela saga Star Wars, sem dúvida entrega a atuação de sua vida – uma que vai te deixar assustado e ansioso.