Uma mulher fingindo ser mãe para dar golpe em várias pessoas. Esta poderia ser a premissa de uma trama fictícia de Hollywood, mas infelizmente se trata de uma história real contada no documentário Mamãe Golpista, disponível no catálogo da Netflix.
O filme de 90 minutos conta a história real do chef Graham Hornigold, que foi enganado por Dionne Marie Hanna, uma mulher que afirmava ser sua mãe.
Qual é a história de Mamãe Golpista na Netflix?
Netflix
No documentário, acompanhamos como o famoso chef britânico Graham Hornigold foi adotado por uma família com 2 anos de idade, mas nunca perdeu as esperanças de encontrar sua mãe biológica. Após atingir um nível considerável de fama nacional, ele recebeu um e-mail de uma senhora em julho de 2020, alegando ser sua progenitora. Com encontros emocionantes, a mulher sempre demonstrava ser uma pessoa da elite com um estilo de vida superior a grande parte dos cidadãos, mas uma surpreendente reviravolta mostrou para Hornigold como as pessoas poderiam ser trapaceiras.
Após o lançamento do documentário em março na Netflix, o caso teve repercussão e Dionne Marie Hanna acabou sendo acusada de fraude em Singapura. De acordo com a BBC, outras supostas vítimas da acusam a mulher de pegar o dinheiro deles prometendo que seriam reembolsados pela herança que ela recebeu da família real de Brunei.
Em entrevista ao The Guardian, Graham Hornigold explicou que caiu no golpe de Dionne Marie Hanna não por qualquer dinheiro, mas pela sua busca por amor. "[Fui] cego pelo fato de que minha mãe tinha entrado na minha vida e ela ia embora novamente. Essa foi a minha ruína. Se você não recebe amor quando criança, você carrega essa ferida... Você pode me dizer honestamente que o vínculo entre você e sua mãe, que você não vê há 45 anos e que está morrendo, não seria mais forte do que qualquer outra coisa?".
De acordo com Graham, ele resolveu fazer o documentário dirigido por Nick Green como um alerta para que para que as pessoas busquem ajuda e cuidem de sua saúde mental. "Num minuto você tem tudo; no outro, não tem nada, e no giro de uma faca você está decidindo se vai continuar vivo ou não. E se você não procurar ajuda, continuará atraindo esse ciclo. Fiz o trabalho mental, resolvi os demônios interiores".