Por seu épico sobre a Segunda Guerra Mundial, 1917, Sam Mendes foi recompensado com três Oscars (de onze indicações!) e vários outros prêmios em 2020. Mas, em 2005, ele já havia lançado um filme de guerra que fracassou nas bilheterias – e não podia ser mais diferente do fenômeno do Oscar.
Enquanto 1917 joga o público nos horrores da guerra e depende do efeito de imersão, os fuzileiros navais de Soldado Anônimo esperam em vão por meses até que algo finalmente aconteça, vegetando sob o sol quente do deserto durante a maior parte do filme.
Universal Pictures
Não é exatamente o tipo de material que pede uma sequência – especialmente com a questão da bilheteria, apesar das críticas amplamente positivas na época. No entanto, outras três sequências de Soldado Anônimo foram lançadas: Campo de Chamas, O Cerco e Lei do Retorno – embora nenhum dos três tenha qualquer relação com o original.
As estrelas do primeiro longa estão completamente ausentes das sequências de baixo orçamento, e, embora Sam Mendes tenha privado tanto os protagonistas quanto o público de qualquer forma de ação, as sequências lançadas diretamente em VOD são cheias de drama de guerra e tiroteios (o que não as torna necessariamente melhores).
O roteiro é tão sensível quanto um míssil antitanque, mas pelo menos tem impacto! Soldado Anônimo 4 não oferece surpresas, mas sim ação habilmente encenada e movida a chumbo.
Os quatro filmes de Soldado Anônimo estão disponíveis para compra ou aluguel no Prime Video.