Harrison Ford tem grandes histórias que vão além das telonas. Além de ter ajudado a construir um estúdio de gravação para o músico brasileiro Sérgio Mendes em meados dos anos 1970, ele usou suas habilidades adquiridas em grandes franquias, como Indiana Jones e Star Wars, para ajudar pessoas na vida real.
Em meados de 2001, o ator participou do resgate de um jovem escoteiro que havia desaparecido em uma região montanhosa. Muitos chegaram a achar que se tratava de uma campanha de divulgação de um novo projeto, mas a realidade é que o astro de Hollywood realmente se envolveu no ocorrido.
Harrison Ford deve seu papel mais icônico a Al Pacino: Ofereceram muito dinheiro a ele, mas recusou porque não entendia o roteiroCody Clawson, que tinha 13 anos na época, estava em uma excursão nas proximidades do Parque Nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos. Uma das áreas naturais mais extensas do país, a região foi palco de uma busca contínua, que durou cerca de 18 horas, até que encontrassem o garoto.
Apesar das adversidades, o menino foi a uma clareira para ajudar uma possível equipe de busca - o que aconteceu, de fato -, além de deixar a fivela do cinto posicionada para que refletisse na luz dos helicópteros. Isso não apenas deu certo, como Cody se tornou uma experiência ainda mais surreal para o jovem.

Quando a aeronave pousou, Cody teve uma surpresa: ninguém menos do que Harrison Ford estava era o piloto do seu resgate. Ao saber do desaparecimento próximo de sua casa, o ator decidiu ajudar. Ele simplesmente pegou o próprio helicóptero, um Bell 407, e se juntou à busca. Curiosamente, na ocasião, o intérprete de Han Solo já tinha treinamento e licença para pilotar.
Ao fim, Ford levou o menino para um local seguro, onde equipes de emergência já os aguardavam. O episódio foi registrado pela imprensa local e logo tornou-se de conhecimento mundial. Harrison Ford já não era mais apenas um herói nas telonas, mas também na vida real.