O Annecy Festival, um dos principais eventos da indústria cinematográfica de animação do mundo, está a todo o vapor. Após grandes anúncios nos últimos dias, com direito a spin-offs de Steven Universo e Stranger Things, entre outros, chegou a vez da Pixar mostrar o que tem cozinhado para o público internamente.
Em poucas horas, a empresa se viu em uma polêmica após anunciar uma nova animação. Previsto para junho de 2027, Gatto marca uma experimentação muito bem-vinda pelas mãos do estúdio. Explico o porquê: o longa dirigido por Enrico Casarosa, de Luca, é o primeiro longa-metragem do estúdio em um estilo de animação completamente novo. O longa terá um visual pintado à mão em uma mistura entre 2D e 3D.
30 anos após a estreia, a Pixar garante que ninguém esperava o que aconteceu com Toy Story: "Éramos um punhado de nerds"Assim como o filme de 2021, a trama da nova aventura se passará na Itália, mas desta vez em Veneza. Lá, enquanto lida com as flutuações da cidade litorânea, um gato preto chamado Nero começa a se questionar se está vivendo a vida corretamente.
A sinopse divulgada pela Variety acrescenta:
"Um amante parcial da música — pelo menos, é o que diz seu rabo — e um felino que não sabe nadar e que está em dívida com um chefe da máfia felina local, Nero se vê em um dilema e é forçado a formar uma amizade verdadeiramente inesperada com Maya, uma artista de rua que o adota contra sua vontade.
Juntos, esses dois indivíduos formam uma dupla estranha, mas essa relação pode finalmente levar Nero a encontrar seu propósito... a menos que o lado misterioso e sombrio de Veneza leve a melhor sobre ele primeiro."

A polêmica, que já toma os comentários das redes sociais da Pixar, está relacionada a um gato vencedor do Oscar: Flow. As semelhanças entre os personagens surgem, de fato, à primeira vista. No entanto, o alarde de uma "cópia descarada" como comentou um perfil não passa da superfície.
Enquanto as cores dos felinos são distintas, mesmo muito próximas, o gato da Letônia tem o pelo cinza escuro, enquanto Nero é preto. Além dos estilos de animação completamente diferentes, as histórias vão para lugares opostos. Flow se passa em um mundo distópico, sem a aparente presença de humanos. Já Gatto é alocado em uma Veneza que conhecemos, com uma narrativa que parece mergulhar em aspectos lúdicos e culturais da Itália.
Além disso, existem inúmeros gatos pretos (ou quase isso) no mundo das animações. Além dos filmes citados, Luck, do AppleTV+, Jiji, de O Serviço de Entregas da Kiki, Francis, de Felidae: O Gato Detetive, entre outros.
Deixando as polêmicas de lado, o projeto original em meio a tantas franquias, sequências e continuações é uma boa novidade para o estímulo de mais histórias únicas na indústria cinematográfica. Isso abre espaço para que criadores com boas narrativas ganhem espaço para o desenvolvimento de produções que podem balancear o jogo de Hollywood, que hoje é sustentada por IPs já estabelecidas.

Gatto chega aos cinemas em junho de 2027.