Que Flow é o favorito para ganhar o Oscar de Melhor Animação, todo mundo já sabe. Mas o que muitos desconhecem é que, embora o filme não tenha diálogos, existem "atores" que colaboraram com a sonoridade do projeto.
A captação dos sons dos animais que compõem a trama foi feita com bichinhos reais. No caso do gato que protagoniza o filme, a voz foi registrada através do ronronar, miados e demais manifestações sonoras de Miut, a gata de estimação do engenheiro de som do longa, Gurwal Coïc-Gallas.
Flow é um dos filmes de animação imperdíveis do ano: Uma comovente odisseia animal que já conquistou o Globo de OuroHá um vídeo em que o profissional mostra um pouco do trabalho, além de mostrar que houve um processo semelhante com uma capivara e um lêmure, mesmo que as captações da primeira não tenham entrado no corte final. Abaixo, confira um pouco do cativante processo de dublagem de Flow:
“Usamos vozes de animais reais em Flow. Na maioria dos casos, isso não foi um problema, exceto para a capivara”, disse o diretor Gints Zilbalodis nas redes sociais. “Capivaras não falam muito, então era preciso fazer cóssegas para fazê-la dizer alguma coisa, mas a voz era muito aguda e não combinava com nosso personagem tranquilo e hippie. Tomamos uma decisão criativa de oferecer o papel a um bebê camelo.”
Qual é a história de Flow?

Em Flow, o mundo parece ter chegado ao fim, coberto apenas por vestígios da presença humana, mas sem nenhum por perto. O gato é um animal solitário que, um dia, enquanto é perseguido por uma manada de cães, vê seu lar ser devastado por uma grande enchente. Buscando uma forma de sobreviver após a inundação, ele enfrenta diferentes ameaças, até que encontra refúgio em um pequeno barco povoado por diversas espécies.
Enquanto tentam fugir de toda essa situação hostil, os animais terão que se unir apesar de suas diferenças. Nesse veleiro, navegando por paisagens místicas e transbordantes, eles passam pelos desafios e perigos da adaptação a este novo cenário pós-apocalíptico. Flow acompanha uma aventura por entre as ruínas de um mundo inundado e destruído e os sobreviventes que buscam permanecer à deriva com a ajuda e esperança de cada um.
Um dos mais inovadores filmes de animação sobre a natureza desde Bambi: É assim que Flow se parece, uma verdadeira joia da animação europeia
Flow chega aos cinemas brasileiros em 20 de fevereiro.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!