Ouço a trilha sonora de Missão: Impossível há décadas e acabei de descobrir que é em código Morse
Iris Dias
Amante dos filmes de fantasia e da Beyonce. Está sempre disposta a trocar tudo por uma sitcom ou uma maratona de Game Of Thrones.

Era isso que Lalo Schifrin pretendia? Ele diz que sim, mas quem sabe.

Em 17 de setembro de 1966, o público americano teve a primeira oportunidade de assistir à nova saga da Paramount Pictures, Missão: Impossível, que ainda não contava com um personagem que mais tarde se tornaria vital para a saga: Jim Phelps (o vilão do primeiro filme de Tom Cruise). No entanto, a série tinha um elemento que permaneceu inalterado por quase 60 anos: a trilha sonora de Lalo Schifrin. Sim, aquela que qualquer pessoa no mundo pode cantarolar.

Missão Impossível
Missão Impossível
Data de lançamento 21 de maio de 1996 | 1h 50min
Criador(es): Brian De Palma
Com Tom Cruise, Jon Voight, Emmanuelle Béart
Usuários
4,3
Adorocinema
4,5
Assista agora em Telecine

Acenda o pavio

Lalo Schifrin, o compositor da melodia imortal, sempre dizia que compôs o tema principal em 90 segundos e os arranjos em apenas mais três minutos. Aliás, segundo Martin Landau, a orquestra precisou de apenas duas tomadas para acertar na primeira tentativa, e a música fez tanto sucesso que, ao longo dos anos, ganhou um Grammy e foi regravada de inúmeras maneiras, do jazz ao heavy metal. O que nem todos sabem é que, como qualquer boa história de espionagem, ela esconde um segredo.

Se você olhar com atenção, a música parece estar em código Morse, e Schifrin afirma que a gravou com isso em mente. Dois traços ("M") seguidos de dois pontos ("I"). Isso mesmo, o tema de Missão: Impossível está, na verdade, dizendo "M:I". Esta não foi a última vez que o compositor usou código Morse em suas trilhas sonoras: em Aeroporto 80, ele o usou novamente como base para toda a melodia.

Curiosamente, antes de Brian DePalma reviver a franquia, a música apareceu em um filme bem diferente, A Vingança dos Nerds, onde uma versão foi usada em 1984. Àquela altura, a franquia já havia terminado há vários anos, e ainda faltavam quase cinco anos para sua sequência, que duraria mais duas temporadas. Reconhecê-la, para muitos, era uma tarefa impossível.

facebook Tweet
Links relacionados