"Algo mágico acontece": Diretor de Como Treinar o seu Dragão revela a maior vantagem do live-action sobre a animação
Bruno Botelho dos Santos
Bruno Botelho dos Santos
-Redator | crítico
Bruno é redator e crítico do AdoroCinema, que divide seu tempo na cultura pop entre tomar susto com os mais diversos filmes de terror, assistir os clássicos do cinema ou os grandes blockbusters e enaltecer o trabalho de David Lynch e Stanley Kubrick.

O live-action de Como Treinar o seu Dragão estreia em 12 de junho, estrelado por Mason Thames, Nico Parker e Gerard Butler.

O live-action de Como Treinar o seu Dragão está chegando aos cinemas, remake de uma das animações mais queridas da DreamWorks. Esta nova versão é fiel ao filme original, mas o diretor Dean DeBlois também conseguiu trazer novidades para a produção.

Em entrevista à Animation Magazine, Dean DeBlois (que dirigiu a animação ao lado de Chris Sanders) explicou quais são as diferenças e vantagens do live-action.

"Onde podemos torná-lo mais imersivo, aprofundar a mitologia ou enriquecer os personagens e dar mais atenção a esses relacionamentos?", disse DeBlois.

Quando você tem atores em um set e permite que eles representem uma cena, criem uma cadência e deem tempo para o ritmo do diálogo, algo mágico acontece. Você não está elaborando a atuação como faz na animação, selecionando as melhores partes de várias tomadas, juntando-as e fazendo com que os animadores tragam suas interpretações. É apenas o que os atores estão oferecendo, incluindo tudo o que eles fazem fisicamente. Você está garantindo que todas as peças estejam no lugar para que os atores possam sentir a liberdade de incorporar os personagens, fazer parte da cena e moldá-la. Então, há uma verdade que emerge

O voo dos dragões é uma das maiores diferenças entre live-action e animação. "Poderíamos explorar a qualidade visceral e realista de como seria pilotar um dragão de verdade", explica o direto. "Não nos inclinaríamos para a fantasia, mas para a qualidade fotorrealista, se pudéssemos ter dragões vivendo e respirando entre nós. Como seria subir nas costas dele, voar e vivenciar isso em toda a sua glória IMAX? Pensei em investir onde estou e tentar fazer uma versão feita com amor e atenção, sem tentar substituir os filmes de animação".

"Novas culturas e novos dragões": Diretor de Como Treinar o Seu Dragão antecipa expansão da saga de fantasia em live-action

A animação de Como Treinar o seu Dragão foi lançada em 2010 e formou uma trilogia com Como Treinar o seu Dragão 2 (2014) e Como Treinar o seu Dragão 3 (2019).

Dean DeBlois não tinha interesse em fazer um remake live-action de Como Treinar o seu Dragão, mas acabou mudando de ideia. "Eu me sinto muito protetor com os personagens e os mundos. Embora eu não ache que isso necessariamente precise ser feito, tenho muito orgulho dos filmes de animação. Senti que colocaria um ponto final nisso, a declaração desses três atos se tornando uma história maior de amadurecimento".

Como Treinar o seu Dragão
Como Treinar o seu Dragão
Data de lançamento 12 de junho de 2025 | 2h 05min
Criador(es): Dean DeBlois
Com Mason Thames, Gerard Butler, Nico Parker
Usuários
4,5
Adorocinema
4,0
alugar ou comprar

No live-action de Como Treinar o seu Dragão, Mason Thames assume o papel de Soluço, Nico Parker de Astrid, Nick Frost de Bocão Bonarroto e Gerard Butler retorna como Stoico, personagem que ele dublou nas animações. O filme estreia em 12 de junho.

facebook Tweet
Links relacionados