O cinema alemão é frequentemente reduzido a comédias e aulas de história cinematográfica. O sucesso de filmes como Beleza, Family Affairs e Nada de Novo no Front, da Netflix, confirmou recentemente que produções desses gêneros também atraem um público particularmente grande. Mas, de vez em quando, acabam falhando em implementar materiais que se destaquem dos demais. E quando tais ambições resultam em um longa, muitas vezes não são recompensadas nas bilheterias. Foi o que aconteceu com Refúgio.
O trailer já marcava pontos com imagens fortes, um elenco conhecido e uma atmosfera densa — e, ainda assim o suspense de ficção científica de Tim Fehlbaum não foi propriamente assistido em 2021.
Isso é lamentável, pois Tides, no original, tem um apelo visual muito grande, que é particularmente impressionante na tela grande. Mas não é tarde para recuperar o atraso, já que o filme está disponível para compra e aluguel no Prime Video e Apple TV.
Hoje no streaming, o melhor filme de 2021: Uma obra-prima da ficção científica que triunfou nas bilheteriasCinema de ficção científica emocionante sobre o fim dos tempos da Alemanha
O futuro da humanidade é sombrio: quando uma tempestade devastadora inundou o planeta azul há 200 anos, grande parte da população da Terra foi exterminada. Alguns conseguiram escapar para o planeta Kepler 209, mas ele é apenas parcialmente adequado como um novo lar. Pois sua atmosfera faz com que a fertilidade das pessoas diminua gradualmente.
Depois de todos os anos que se passaram desde a catástrofe na Terra, os astronautas Blake (Nora Arnezeder) e Tucker (Sope Dirisu) devem viajar de volta à Terra para explorar se um retorno ao antigo lar da humanidade é possível. Mas os dois não têm ideia dos perigos que os aguardam por lá.

Após seu filme de estreia, Hell, o diretor e roteirista Tim Fehlbaum também recorre a um clima apocalíptico em seu segundo longa — só que desta vez ele troca a paisagem desértica que lembra Mad Max por massas opressivas de água. O resultado impressionou não apenas no renomado Festival de Cinema de Sitges, onde Refúgio foi premiado como Melhor Design de Produção e Melhor Efeito Visual, entre outros prêmios. A comunidade do AdoroCinema concedeu 3 de 5 estrelas a produção.
A aventura distópica parece magnífica e prova que o cinema sci-fi com ilustrações impressionantes não precisa necessariamente vir apenas de Hollywood. Além disso, Refúgio também é bem conduzida. Embora Fehlbaum já tenha reunido um elenco de estrelas alemãs em Hell (incluindo Lars Eidinger, Hannah Herzsprung e Angela Winkler), ele conta com astros internacionais em seu segundo filme.

Enquanto a atriz francesa Nora Arnezeder, conhecida pelo longa de zumbis de Zack Snyder, Army of the Dead: Invasão em Las Vegas, brilha no papel da complexa personagem principal; o astro de Gangs of London, Sope Dirisu, e o ator de Game of Thrones, Iain Glen, também impressionam. E então, temos a dinamarquesa Sarah-Sofie Boussnina, que provavelmente não por coincidência faz parte de uma das sagas de ficção científica mais emocionantes do momento. Na série Duna: A Profecia ela interpreta a Princesa Ynez. Ela voltará na segunda temporada?