As plataformas renovam constantemente seus títulos de catálogo, ou seja, aquelas produções mais ou menos antigas que licencia temporariamente. Algumas acabam se tornando grandes sucessos, que é justamente o que está acontecendo agora com Efeito Colateral, um filme de ação estrelado por Arnold Schwarzenegger que foi um tremendo fracasso nos cinemas há 23 anos. No entanto, atualmente está entre os mais assistidos da plataforma na Espanha e em outras regiões.
Dano Colateral chegou ao catálogo da Netflix em 16 de maio e ninguém teria se surpreendido se simplesmente acabasse sepultado. No entanto, no dia seguinte ao seu lançamento já havia entrado no Top 10 da plataforma na 7ª posição. Considerando que já é bastante surpreendente vê-lo ali, também não convém descartar que ainda suba alguma posição.
Com roteiro de Peter Griffiths e direção de Andrew Davis, o filme está disponível no Brasil com exclusividade na plataforma Max.
Foi mal nos cinemas
Explicar esse sucesso de forma definitiva é impossível, mas a popularidade de Schwarzenegger na Espanha sempre foi bastante alta, assim como no Brasil. Infelizmente, é uma das obras menos inspiradas de Davis, um filme de ação já bastante esquecível no momento de sua estreia nos cinemas.
Warner Bros.
Talvez seja coisa de nostalgia ou pode ser que simplesmente alguns fãs de FUBAR, a série da Netflix protagonizada por Schwarzenegger, viram como uma boa oportunidade de tornar mais suportável a espera até a chegada dos novos episódios. A isso deve-se somar a possível nostalgia por um tipo de cinema que raramente se faz em Hollywood atualmente ou pela própria figura do ator como grande herói de ação como possíveis explicações para que um título assim esteja bombando de repente.
Caso ainda não tenham visto, Efeito Colateral conta a história de um bombeiro (Schwarzenegger) que vê sua família morrer após o ataque de terroristas, o que acaba levando-o à selva colombiana para executar sua vingança. A trama do filme jogou contra ele em seu momento, pois deveria ter estreado em outubro de 2001, mas os ataques de 11 de setembro levaram a Warner a atrasar alguns meses e também a fazer algumas mudanças. Não foi suficiente para que o público fosse vê-lo.