"Sem comentários": É considerado um dos piores filmes da Fase 4 da Marvel e sua sequência parece estar no limbo
Giovanni Rodrigues
Giovanni Rodrigues
-Redação
Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

Quando o estúdio anunciou seus planos para a Fase 5 e parte da Fase 6, chamou a atenção que não havia nem sinal de uma segunda parte.

O Universo Cinematográfico da Marvel teve seus altos e baixos na Fase 4. A franquia enfrentou uma mudança geracional depois que alguns de seus personagens mais veteranos morreram ou se despediram do MCU em Vingadores: Ultimato e mais ou menos aguentaram para chegar a uma Fase 5 que lhes deu mais alegrias com a estreia da longamente esperada Guardiões da Galáxia Vol. 3, a também esperadíssima Deadpool & Wolverine ou a recém-lançada Thunderbolts*, que reacendeu o interesse do público pelo estúdio.

Entre toda a leva de filmes com os quais a saga começou a iniciar uma nova era, há um que para muitos é considerado o pior da Fase 4 - e, possivelmente, do universo inteiro. Eternos é um dos dois títulos da Marvel a conseguir uma nota abaixo de 50% no Rotten Tomatoes - o outro é Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania - e, embora tenha arrecadado mais de 402 milhões de dólares em todo o mundo, os fãs não se entusiasmaram muito com o filme.

Eternos
Eternos
Data de lançamento 3 de novembro de 2021 | 2h 37min
Criador(es): Chloé Zhao
Com Gemma Chan, Richard Madden, Salma Hayek
Usuários
3,5
Adorocinema
3,5
Assista agora no Disney +

Por trás das câmeras de Eternos esteve Chloé Zhao, vencedora do Oscar de Melhor Direção por Nomadland, e na frente um elenco com grandes nomes como os de Salma Hayek e Angelina Jolie. Também Gemma Chan, Richard Madden, Barry Keoghan, Kumail Najiani, Brian Tyree Henry, Lauren Ridloff, Ma Dong-seok, Lia McHugh e Kit Harington. Uma das cenas pós-créditos, além disso, introduziu Harry Styles no papel de Eros.

Mas nada de todo esse atrativo elenco impactou muito o fã da Marvel e, embora parecesse que os planos eram de realizar Eternos 2 em algum momento, o título não chegou na Fase 5 nem está planejado para a futura Fase 6, que contará com Quarteto Fantástico: Primeiros Passos, Doomsday, Homem-Aranha: Um Novo Dia e Guerras Secretas.

Assim, de forma sucinta, respondeu Zhao quando THR perguntou se haverá sequência de Eternos:

Sem comentários.

A cineasta também falou sobre enfrentar as críticas negativas do filme. "Quando você está na Marvel e quando está lidando com uma audiência tão grande, realmente valorizo e respeito que cada um de nós seja tão único", começa.

"É emocionante que todos sejamos tão diferentes e que todos estejamos mudando e crescendo todos os dias. Mas com uma audiência global, é quase impossível fazer todos felizes e fazer isso é dizer que todos são iguais. Então, acho que inevitavelmente haverá essa diferença de opinião e você só tem que se manter fiel ao tipo de filme que quer fazer e quem você é e as pessoas com quem está colaborando. Isso é tudo o que você pode fazer, realmente, e se divertir. Todo o resto está fora de controle", conclui.

Marvel Studios

As declarações de Zhao não confirmam, mas também não desmentem, que vá ser feita uma segunda parte de Eternos. No entanto, parece que essa era a intenção original. Afinal de contas, os Eternos são personagens muito poderosos e os eventos ocorridos no final do filme deveriam ter consequências, mas a Marvel Studios as ignorou nos filmes seguintes da Fase 4. Também não houve novas menções aos personagens de Styles e Harington. Este último é Dane Whitman/Cavaleiro Negro.

Tempo depois, durante a promoção de Capitão América: Admirável Mundo Novo, Gemma Chan, que interpreta Sersi em Eternos, despertou novas esperanças: "Nunca se sabe. Às vezes somos os últimos a saber. Não sei, continuo mantendo a fé. Sinto que há assuntos pendentes e mais história para contar, mas veremos".

Zhao, por sua vez, encontra-se bastante ocupada. Por um lado, está trabalhando na adaptação do maravilhoso livro Hamnet, escrito por Maggie O'Farrell, que será protagonizado por Paul Mescal e Jessie Buckley. Também prepara o reboot de Buffy, a Caça-Vampiros, onde está encarregada de dirigir o piloto. Encontrará espaço para retornar à Marvel? Supomos que isso será determinado por sua agenda e sua vontade.

facebook Tweet
Links relacionados