Em agosto de 1970, a Embassy Pictures lançou Quando é Preciso Ser Homem, um faroeste revisionista que adaptou para as grandes telas o real Massacre de Sand Creek. De natureza crua e amplamente violenta, o longa-metragem não ganhou classificação 18+, mas precisou ser estrategicamente editado por conta de sua visceralidade.
Dirigido por Ralph Nelson, a trama é ambientada no Território do Colorado, onde a jovem Cresta Lee e o soldado Honus Gant são unidos pelo destino quando se tornam os únicos dois sobreviventes após seu grupo ser atacado pelos Cheyenne. Gant é devotado ao seu país e ao seu dever; Lee, que viveu com os Cheyenne por dois anos, despreza Gant e declara que, neste conflito, simpatiza com os indígenas. Os dois agora precisam tentar chegar ao Fort Reunion, o acampamento do exército, onde o noivo de Cresta, um oficial, a espera.
"Os índios estavam sendo egoístas": John Wayne tinha problemas com os povos nativos nos filmes de faroeste – e na vida realUM CORTE ESTRATÉGICO
Como dito anteriormente, Quando é Preciso Ser Homem é um faroeste revisionista, um filme que desconstrói o mito da gloriosa conquista do Oeste norte-americano. Na maioria das produções antigas, a população indígena era retratada como vilã, enquanto o homem branco assumia o papel de herói - uma perspectiva alvo de muitos debates.
O Massacre de Sand Creek, ocorrido no Colorado em novembro de 1864, foi um dos episódios mais violentos da história norte-americana, onde mais de 600 homens da Terceira Cavalaria do Colorado atacaram e destruíram uma aldeia de povos Cheyenne e Arapaho. Sob o comando do Coronel John Chivington, os soldados assassinaram centenas de mulheres, crianças e idosos; além de arrancarem seus genitais, escalpos e cometerem inúmeros estupros.
A chacina em questão foi retratada em Quando é Preciso Ser Homem, resultando em uma sequência terrivelmente violenta. Para se ter ideia, a produção trouxe amputados reais da Cidade do México para rodar o take, em vista de apresentar mais verossimilhança.
No fim das contas, a cena precisou ser encurtada em 20 minutos, visando escapar da classificação restrita para maiores de 18 nos Estados Unidos. Apesar de ser considerado "um dos filmes americanos mais importantes já feitos" pela BBC, Soldier Blue (no original) foi um grande fracasso de bilheteria, arrecadando pouco mais de 1 milhão de dólares.