
Ninguém está imune à demissão. Até os melhores já sofreram com isso. Robert De Niro é um deles. Na década de 1970, o ator filmou uma comédia romântica por duas semanas, e foi isso. Seu trabalho no projeto não estava dando certo e o diretor decidiu dispensá-lo. No entanto, ser despedido não foi a única questão: seu substituto ainda levou para casa o Oscar pelo filme.
A Garota do Adeus (1977) é um drama romântico que acompanha um trio de personagens: um ator esforçado que se mudou para o apartamento de um amigo, a atual moradora neurótica e cínica da casa e sua precoce filha. Esta história, no entanto, não é a que De Niro filmou. Quando o ator se juntou à produção, o longa se chamava Bogart Slept Here e era dirigido por Mike Nichols.
“Às vezes, as coisas não dão certo”: Robert De Niro durou apenas uma semana neste filme de Mel Gibson antes de voltar para casa"Filmei por duas semanas", disse De Niro em uma sessão de perguntas e respostas em 2024 após a exibição do filme Jackie Brown de Quentin Tarantino, de 1997 (via People). "Eu estava sentado no meu trailer e senti medo de que ele não estivesse funcionando", disse. O ator ainda revelou que ouviu alguns membros da equipe dizerem: "Não tem graça". "É chocante. Eu não poderia ter me sentido pior naquele momento", acrescentou.
Nichols demitiu De Niro e Richard Dreyfuss se tornou seu substituto. Essa não foi a única mudança após a saída do ator: o roteiro foi reescrito. De Niro admitiu que teve "esse tipo de experiência com um diretor" provavelmente "três vezes" na vida. As situações passadas, no entanto, eram peças de teatro e não filmagens.
Uma mudança de ator, história e diretor

Cerca de três dias depois de ouvir os comentários dos membros da equipe em seu trailer, De Niro recebeu uma ligação. Nichols lhe disse que iria mudar de rumo. "Ele disse: 'Acho que vamos terminar isso'", lembrou. "Ele me disse que se sentia péssimo. Estava muito bravo."
De Niro queria continuar fazendo parte do projeto e tentou encontrar uma solução. "Eu até ia oferecer parte do meu salário para que pudéssemos continuar ensaiando por mais uma semana e tentar manter o ritmo. Não sei se contei isso a ele", disse.
"Obrigado por não ter me escalado": O alívio de Robert De Niro por ter sido dispensado deste clássico do cinema"Isso nunca aconteceu. Eles contrataram Richard Dreyfuss, reescreveram o roteiro e deram um título diferente" De Niro descreveu a atuação de seu substituto como "maravilhosa". Nichols também acabou deixando o filme. Herbert Ross o substituiu na cadeira de diretor.
Disponível atualmente para compra ou aluguel digital no Prime Video, A Garota do Adeus foi um sucesso, recebendo cinco indicações ao Oscar, incluindo Melhor Filme, Melhor Diretor para Ross, Melhor Atriz para Marsha Mason e Melhor Atriz Coadjuvante para Quinn Cummings. Dreyfuss foi o único vencedor da noite.