Denzel Washington tem uma longa carreira e é um ator que, de modo geral, desfruta de bastante liberdade na hora de escolher os filmes que quer fazer. Isso não o impediu de cometer alguns erros ao longo dos anos, tanto aparecendo em filmes de pouco interesse quanto deixando de lado filmes realmente excelentes. E há um que o incomoda particularmente: Seven - Os Sete Crimes Capitais.
Washington recebeu a oferta inicial para o papel de David Mills, mas quando leu o roteiro de Andrew Kevin Walker, não se viu capaz de interpretá-lo. Ele mesmo confessou em 2014 que "era simplesmente demais" e, em uma conversa posterior com Jamie Foxx, afirmou que "o roteiro era muito demoníaco".
Além disso, a inexperiência de David Fincher, que na época havia dirigido apenas o problemático Alien 3, certamente não ajudou, mas o ator logo se arrependeu ao assistir Seven - Os Sete Crimes Capitais.
Inclusive, Seven é sempre o filme que ele menciona quando perguntado sobre qual se arrepende de ter recusado. Por exemplo, foi isso que ele disse quando perguntaram sobre o assunto em uma entrevista à Playboy:
Me ofereceram Seven - Os Sete Crimes Capitais anos atrás. Eu recusei. Brad Pitt acabou interpretando o papel. Imagine. Eu fiz m*rda.
No entanto, Washington não tem problema em elogiar a atuação de Brad Pitt no papel de David Mills, a ponto de afirmar que "obviamente não foi para mim, sempre foi para Brad".
No entanto, é possível que a versão do roteiro que Washington rejeitou tenha sido modificada de alguma forma daquela que acabou sendo filmada, como ele afirma: "Foi demais quando li o roteiro; era simplesmente diferente quando o vi na tela".