Talvez você não se lembre, mas antes de Rachel Zegler ser amplamente criticada por ser Branca de Neve no filme recentemente lançado e porque Gal Gadot, a madrasta, era teoricamente mais bonita que ela - contradizendo assim as regras do conto clássico - houve um caso praticamente igual em torno do conto dos irmãos Grimm.
Em 2012, Kristen Stewart já enfrentou fortes críticas quando protagonizou Branca de Neve e o Caçador junto com Charlize Theron, encarregada de ser a rainha Ravenna. Houve quem dissesse que a diferença de beleza entre uma e outra era abismal e que não acertaram muito com o elenco. No entanto, Stewart cumpriu seu papel e o filme acabou arrecadando 396 milhões de dólares.
Foi um grande sucesso, mas nos bastidores houve bastante drama. Resumidamente: Stewart traiu Robert Pattinson com o diretor, Rupert Sanders, e foram flagrados pelos paparazzi. Sanders, por sua vez, era casado e tinha duas filhas. Uma má fase para ambos que, por sorte, não afetou o resultado econômico do filme. Foi tão bem recebido que a Universal Pictures desenvolveu uma segunda parte, desta vez sem Sanders nem Stewart.
A sequência foi anunciada muito pouco tempo depois da estreia do primeiro filme e, embora inicialmente Sanders tenha garantido estar interessado - diz que se divertiu muito fazendo a primeira parte - e Stewart fosse aparecer no filme, finalmente nem um nem outro participaram do projeto. Ela, que se separou, reconciliou e voltou a se separar de Pattinson, simplesmente declinou a proposta de fazer uma participação especial. Ele, como dissemos, aparentemente estava lutando por seu casamento, mas acabou se divorciando alguns anos depois.
O fato é que a Universal teve que seguir em frente com uma segunda parte que só compartilhava o nome com sua antecessora. No lugar de Stewart, O Caçador e a Rainha do Gelo teve Chris Hemsworth como protagonista no papel de um guerreiro excepcional e antigo caçador de Freya. O resultado foi um fracasso monumental que mal conseguiu recuperar o dinheiro que havia investido.
Universal Pictures
O filme tem 35/100 no Metacritic por parte dos críticos e 5,2/10 baseado na nota que os usuários dão. O Entertainment Weekly o descreveu como "o equivalente cinematográfico de um bolo coberto de glacê". Enquanto alguns apontavam seu valor visual e o trabalho do elenco estelar, muitos mantinham que era "desnecessário", entre seus vários defeitos.
E olha que tinha uma boa equipe para ter feito algo melhor. O roteiro da sequência foi escrito por Craig Mazin, a quem todos conhecemos hoje em dia por seu trabalho como criador de The Last of Us - e, anteriormente, Chernobyl. E o elenco era composto, além de Hemsworth e Theron - que retomou seu personagem -, por Emily Blunt, Jessica Chastain, Nick Frost e Sam Claflin. Um conjunto bastante potente que, no entanto, não conseguiu igualar a magia de sua predecessora.