Steven Spielberg, assim como qualquer outro cineasta renomado, já tem uma cultura de trabalho conhecida pelo público. No entanto, sempre existem determinados tipos de produções que exigem atitudes especiais.
Com seu último projeto, por exemplo, o realizador tem um caso curioso. Os Fabelmans é uma espécie de cinebiografia com liberdades criativas sobre a infância do diretor. A trama mostra o jovem Sammy Fabelman crescendo no Arizona pós-Segunda Guerra Mundial, quando se apaixona por filmes depois que seus pais o levam para ver O Maior Espetáculo da Terra.
"Eu nunca deveria ter feito isso": Steven Spielberg se arrependeu dessa decisão, mas conseguiu consertá-la 18 anos depoisArmado com uma câmera, Sammy começa a fazer seus próprios filmes em casa, para o deleite de sua mãe solidária. Porém, quando o jovem descobre um segredo de família devastador, ele decide explorar como o poder dos filmes nos ajuda a ver a verdade uns sobre os outros - e sobre nós mesmos.
Durante o processo de gravação do longa, Spielberg decidiu que não passaria seu número de telefone para nenhum dos atores. Conforme relembram Seth Rogen e Gabrielle LaBelle, só era possível entrar em contato com o cineasta nos sets - e nem mesmo assim era uma tarefa simples, pois envolvia representantes do responsável por E.T. - O Extraterrestre.
Universal Pictures
De acordo com LaBelle, no TIFF, ele tem "tantas histórias, e quando você fica exposto a ele por tanto tempo, você tem que perguntar a ele sobre elas". Rogen acrescentou: "Ele fica feliz em compartilhar. Ele não parece alguém que tenha vergonha de falar. Ele é um educador nato em muitos aspectos. Ele fica feliz em compartilhar seu conhecimento", concluiu.
"Ele está muito ciente do impacto que está causando ", disse LaBelle. "Talvez seja por isso que ele não nos deu seu número de telefone! ", brincou. "Exatamente. É por isso que Gabe e eu éramos os únicos que não conseguíamos contatá-lo.", completou Rogen que, embora confirmasse que tinha o número, reiterou: “Não mandamos mensagem para Steven”.
Nem O Resgate do Soldado Ryan, nem A Lista de Schindler: Para Steven Spielberg, o maior filme americano não é deleA decisão do diretor estava vinculada ao seu desejo de deixar a adaptação da própria vida apenas a partir do que desejasse compartilhar, com auxílio do roteiro, e evitar um excesso de perguntas pela dupla de atores.
"Acho que, se eu algum dia pensasse em estar em um filme do Steven Spielberg, me imaginaria fugindo de coisas, sendo esmagado por alguma coisa ou sendo comido. Mas isso é muito diferente", disse o ator. " Ele deixou claro, desde as primeiras conversas que tivemos, que isso era especialmente pessoal, significativo e complexo para ele, de muitas maneiras. "
"É algo realmente diferente de tudo que já fiz. Observar esse homem brilhante, que você admira, momento a momento, descobrindo como contar essa história", acrescentou Rogen. " Nunca vou vivenciar algo assim. "
Os Fabelmans está no Prime Video.