O cinema está repleto de sequências de batalha. Algumas são mais memoráveis que outras. A Batalha do Abismo de Helm em O Senhor dos Anéis: As Duas Torres (2002), o conflito inicial de Gladiador (2000), o desembarque na Normandia em O Resgate do Soldado Ryan (1998) e por aí va… Uma das mais espetaculares da história do cinema, inclusive, é a dirigida por Mel Gibson há 30 anos em Coração Valente (1995), que deixou milhões de espectadores atordoados.
Gibson estrelou e dirigiu o filme biográfico de William Wallace, o herói nacional escocês que lutou na Primeira Guerra da Independência da Escócia. Além de Gibson, o elenco do filme inclui Sophie Marceau, Patrick McGoohan, Brendan Gleeson, Catherine McCormack, Brian Cox e Tommy Flanagan.
É durante a primeira parte do filme, quando a rebelião escocesa contra o domínio inglês está tomando forma, que acontece a Batalha de Stirling. Neste confronto, os exércitos do Rei Eduardo I e William Wallace se enfrentam. Esta sequência é memorável não apenas pela ação, mas também pelo discurso sobre a liberdade que o protagonista faz para preparar suas tropas.
Não é de se admirar que a sequência seja uma das melhores cenas de batalha já filmadas. Gibson priorizou a clareza. "Já vi muitos desses filmes de batalha, e eles se tornam entediantes", disse o cineasta ao Independent em 2014. "Eu os dividi em arqueiros, cavalaria, combate corpo a corpo e quem estava em posição mais alta e mais baixa. Todos estavam claramente delineados, embora frequentemente fosse o mesmo grupo desempenhando papéis diferentes", revelou.
Como ele acrescentou: "Tínhamos os homens do exército irlandês, e um dia eles estavam vestidos como escoceses e no outro como ingleses. Acho que há uma cena em que alguém comete suicídio."
"Poucas pessoas são atingidas por um raio": A gravação deste filme de Mel Gibson foi tudo, menos comumCoração Valente não é um filme biográfico 100% fiel à história de William Wallace. "Se você procura um relato completo da vida real de William Wallace, não vai encontrar", enfatizou Gibson sobre seu filme.
O filme, que arrecadou 213,2 milhões de dólares em todo o mundo com um orçamento de 72 milhões, ganhou cinco Oscars, incluindo Melhor Filme e Melhor Diretor.