Quando Quentin Tarantino fala sobre cinema, a gente para pra ouvir! Conhecido por seu amor pelos mais variados gêneros e por transformar referências cult em material de blockbuster, o diretor de Pulp Fiction e Kill Bill é uma verdadeira enciclopédia viva da sétima arte. E no seu podcast Video Archives, ele voltou a surpreender com uma dica que, sinceramente, pode ter passado batido por muita gente: um thriller silencioso e emocional com Nicolas Cage.
Estou falando de Pig - A Vingança, filme lançado em 2021 que pode ter tido pouca visibilidade comercial, mas conquistou críticas entusiasmadas — incluindo agora a de um dos maiores diretores vivos. "É um dos melhores filmes que vi nos últimos cinco anos", afirmou Tarantino.
O filme que simplesmente surpreendeu Tarantino
No seu podcast, Tarantino elogiou a capacidade do diretor Michael Sarnoski (Um Lugar Silencioso: Dia Um) de subverter as expectativas do público e entregar algo emocionalmente rico no lugar da violência típica dos filmes de vingança.
Ele merece se orgulhar. O cara que dirigiu fez um trabalho incrível. Ele fez um trabalho realmente ótimo. Uma das coisas ótimas sobre ele, especialmente depois de ver toda a 'revenge-o-matics', é que o filme é estruturado como todas as revenge-o-matics que Nic Cage fez nos últimos cinco anos. Este filme é estruturado para que pudesse ser isso, só que não segue esse caminho da maneira mais criativa.
Pig não é o que você espera
Em Pig, Nicolas Cage interpreta o eremita Rob, que vive em algum lugar no deserto do Oregon. A vida é simples, e ele tem a companhia de seu porquinho de estimação, que ele treinou para farejar trufas na floresta. Seu único contato com a civilização é com o comerciante Amir (Alex Wolff), com quem troca os cogumelos pretos de luxo uma vez por semana por itens essenciais de uso diário.
Mas a história de que seu porquinho companheiro é bom farejador se espalha, e em uma noite alguns intrusos aparecem em sua porta para "roubar" o animal de estimação. Mas Rob quer seu companheiro de volta ao seu lado e parte em busca dos sequestradores.

Infelizmente, essa ótima opção para quem está em busca de um filme diferente, poético e cheio de camadas — e que ainda tem o selo de aprovação de Quentin Tarantino — não está disponível nos streamings aqui no Brasil.
*Conteúdo Global AdoroCinema.