Embora The White Lotus satirize, com muita inteligência, a cada temporada, os privilégios dos mais ricos em hotéis absurdamente luxuosos, nos bastidores a produção adota uma postura mais igualitária do que o padrão de Hollywood: equivalência salarial entre o elenco.
Apesar de a popular produção da HBO Max contar com um grupo misto de atores — incluindo nomes já conhecidos pelo público, como Walton Goggins, Jason Isaacs, Jennifer Coolidge, Connie Britton, Steve Zahn e Tom Hollander — e outros ainda em ascensão, uma regra permanece firme desde a primeira temporada: todos recebem o mesmo valor por episódio gravado, sem negociações secretas ou acordos nos bastidores.
HBO
Enquanto em outras séries é comum que o cachê varie conforme a importância do personagem na trama, a ordem de aparição ou a fama do ator, aqui a lógica é outra. Em uma nova entrevista à revista The Hollywood Reporter, o produtor David Bernad e a diretora de elenco Meredith Tucker explicaram como funcionam os pagamentos dos profissionais envolvidos.
“Eles recebem o mesmo, e fazemos a listagem em ordem alfabética”, revelou Bernad ao veículo, referindo-se à ordem dos nomes nos créditos. “Assim, você atrai pessoas que querem fazer parte do projeto pelos motivos certos — e não estou falando do The Bachelor”, brincou.
"Nunca é apenas para chocar": Patrick Schwarzenegger defende um dos momentos mais polêmicos da 3ª temporada de The White Lotus“É um sistema que desenvolvemos na primeira temporada porque não havia verba suficiente para fazer o programa”, completou Bernad. Segundo o canal da HBO, a temporada de estreia, em 2021, foi produzida com menos de 4 milhões de dólares por episódio. Já a segunda e terceira temporada custou entre 6 e 7 milhões por capítulo.
“Isso facilita muito as coisas”, acrescentou Meredith Tucker. “Você explica para os atores que é assim que funciona. Alguns não aceitam — e, sinceramente, não dá para julgá-los. Todo mundo precisa ganhar a vida. Nossos regulares estão basicamente trabalhando por valores de escala sindical.”
The White Lotus vai ter 4ª temporada? Tudo o que sabemos sobre o futuro do sucesso da HBOSobre os valores dos salários, o site Independent apurou que várias fontes informaram ao The Hollywood Reporter que cada ator teria recebido cerca de 40 mil dólares por episódio — embora a HBO ainda não tenha confirmado oficialmente esse número, o que pode indicar uma variação para mais ou para menos. Para se ter uma noção de valores, em 2017, um ator conhecido, com anos de experiência, poderia receber, por um único episódio, de 500 a 900 mil dólares.
Ou, para ser mais direto, Zendaya, que também trabalha em uma produção da HBO, irá ganhar quase um milhão de dólares (cerca de R$ 5,19 milhões) por cada episódio da 3ª temporada de Euphoria.
Essa iniciativa, pouco comum em Hollywood, pode agradar a uns e afastar outros. Como Meredith destacou, nenhum ator é obrigado a aceitar essa política — e foi exatamente isso que aconteceu com Woody Harrelson. Segundo o THR, duas fontes afirmaram que o ator chegou a ser cotado para interpretar Rick Hatchett (papel que acabou ficando com Walton Goggins), mas recusou após saber que o salário não era negociável.
Qual é o enredo da terceira temporada de The White Lotus?
HBO Max
Na nova temporada, The White Lotus leva seus hóspedes a um resort de luxo na Tailândia, onde a espiritualidade oriental e a presença da morte permeiam uma sátira envolvente. Entre os visitantes, uma família enfrenta dilemas teológicos, enquanto um casal e um grupo de amigas tentam se reconectar.
Entre sessões de ioga e massagens relaxantes, tensões vêm à tona, revelando rivalidades, questões fiscais e conflitos pessoais. Com seu humor ácido, a série explora o contraste entre o exotismo do local e os dramas existenciais dos turistas.
O último episódio da terceira temporada, intitulado Amor Fati, irá ao ar no dia 6 (domingo).