Às vezes, uma pergunta simples e bem formulada pode ser suficiente para destruir a coerência de um roteiro inteiro. É claro que, se essa pergunta for feita durante os estágios iniciais da escrita, ela sempre será mais suportável e fácil de digerir do que se for feita quando você estiver totalmente imerso nas filmagens.
Este último cenário foi o vivido por Michael Bay durante as gravações de Armageddon, o lendário filme apocalíptico de 1998, quando seu protagonista Ben Affleck abordou o diretor com uma pergunta na manga - que, por outro lado, faz todo sentido: "Por que é mais fácil treinar perfuradores de petróleo para se tornarem astronautas do que treinar astronautas para se tornarem perfuradores de petróleo?".
No comentário em áudio da edição Criterion Collection do filme, o próprio Affleck explicou que a reação de Bay não foi nada diligente. Todo mundo já ouviu falar que o diretor tem uma personalidade forte e é um tanto intenso no set, então não é surpresa que ele tenha dito ao seu ator para "calar a boca, porr*" .

"Ele me disse para calar a boca. Então esse foi o fim da conversa. Ele disse, 'Olha, Ben. Cale a boca, ok? Esse é o plano real da NASA'. E eu disse: "Você quer dizer que o plano da NASA é realmente treinar perfuradores de petróleo?" E ele: 'Cale a boca, porr*!'."
O bom e velho Ben, longe de permanecer na superfície da anedota, continuou a destacar inconsistências, como o fato de os astronautas não terem ideia de como funciona a transmissão de um veículo de perfuração, ou que o período de treinamento para um membro da NASA perfurar uma rocha, não importa o quão longe ela flutue no espaço, é de oito meses.
"Oito meses inteiros [de treinamento]? Como se não fosse tempo suficiente para aprender a fazer um furo. Mas em uma semana aprenderemos a ser astronautas. Você não entende nada de perfuração? Quão difícil pode ser? Aponte a furadeira para o chão e ligue-a!"
Inconsistências à parte, Armageddon continua a oferecer um espetáculo que só poderia ser criado por um talento tão grande quanto o de Michael Bay. O filme está no Disney+.