The Electric State conquistou muitos assinantes da Netflix com sua história, adaptada da graphic novel de Simon Stålenhag, que explora uma realidade alternativa onde humanos e robôs convivem - quase em harmonia.
Estrelado por Millie Bobby Brown, Chris Pratt e Anthony Mackie, o filme acompanha uma adolescente órfã que recebe a visita inesperada de um robô, que acredita estar sendo controlado por seu irmão mais novo, dado como morto. Determinada a descobrir a verdade, ela embarca em uma jornada pelo oeste americano, acompanhada por um contrabandista e seu robô sarcástico.
Se você já conferiu o filme e gostou das reflexões propostas por The Electric State, está na hora de dar uma olhada em outra produção que vai mexer com sua cabeça: Distrito 9. Com 90% de aprovação da crítica especializada no Rotten Tomatoes, esse filme de 2009 mistura ficção científica e crítica social de uma maneira que vai te prender do começo ao fim.
Qual a história de Distrito 9?
Max / WingNut Films
Esteticamente bem diferente de The Electric State, mas com temas centrais semelhantes, a produção dirigida por Neil Blomkamp (Elysium ; Gran Turismo – De Jogador a Corredor) acompanha a história de uma gigantesca nave espacial que paira sobre Joanesburgo, a capital da África do Sul.
Com defeitos em seu sistema, milhões de seres alienígenas são forçados a descer à Terra. Eles acabam sendo confinados no Distrito 9, um local com condições precárias, onde são constantemente maltratados pelo governo. Pressionado por questões políticas e financeiras, o governo local decide transferir os alienígenas para outra área.
"Óbvio, espalhafatoso e simplesmente besta": Mesmo custando 320 milhões de dólares, The Electric State é apontado como o PIOR filme da carreira dos Irmãos RussoPara isso, é necessário realizar um despejo geral, o que gera conflitos com os extraterrestres. Durante esse processo, Wikus Van De Merwe (Sharlto Copley), um funcionário do governo, acaba sendo contaminado por um fluido alienígena. A partir daí, ele se torna um simbionte, com seu organismo começando a gerar partes extraterrestres. Com o governo querendo usá-lo como arma política, Wikus só pode contar com a ajuda do alienígena Christopher para escapar.
O enredo, assim como o de The Electric State, propõe uma reflexão sobre o impacto das tecnologias e sobre o que significa ser "o outro" em uma sociedade opressiva. Ambos exploram como a humanidade lida com os desconhecidos – sejam robôs ou extraterrestres.
Se você está curioso para ver Distrito 9, ele está disponível na Max!