O catálogo da Netflix é repleto de produções das mais variadas origens e estúdios. Justamente por isso, é preciso olhar com atenção para que nenhum tesouro da sétima arte passe despercebido enquanto fazemos as costumeiras vistorias de consultas para checar qual será a próxima atração a ser assistida.
Muitos podem ter chegado a este filme durante o lançamento de Pobres Criaturas, mas ainda existem muitas pessoas que adoram cinema que simplesmente não deram play em O Lagosta, fascinante ficção científica de Yorgos Lanthimos disponível na plataforma.
Nem Star Trek, nem O Problema dos 3 Corpos: Prime Video planeja uma nova série de ficção científica que pode se tornar um sucesso retumbanteÓtimos projetos, os dois filmes têm a condução do prestigiado diretor grego por trás deles e ambos são muito bons, mas está claro que um teve uma distribuição muito maior que o outro.
Único e surpreendente
Picturehouse
A trama é ambientada em um futuro distópico no qual pessoas solteiras são enviadas para um hotel onde precisam encontrar um parceiro em até 45 dias ou então serão transformadas em um animal de sua escolha. Lá seguimos David, cuja esposa acaba de deixá-lo e que se transformará em uma lagosta se ele permanecer solteiro depois desse tempo. Essa premissa é o suficiente para garantir que o projeto entre na lista de todos que ainda não viram.
O Lagosta foi o primeiro filme em inglês de Lanthimos e, para a ocasião, ele reuniu um elenco impressionante liderado por Colin Farrell, Rachel Weisz, Olivia Colman, John C. Reilly, Ben Wishaw e Léa Seydoux. Todos eles muito dedicados a levar a abordagem do cineasta grego às últimas consequências. E, no fundo, deveríamos falar dela como uma das comédias românticas mais inusitadas da história do cinema.
Esta saga de ficção científica consiste em três filmes, mas nunca foi concluída: Todas as tentativas de salvar a série falharamUma das consequências disso é que o longa não foi projetado para agradar ao maior público possível. Aqui Lanthimos não busca ser mais acessível, algo que ele começaria a fazer mais a partir de A Favorita, e abraça o extravagante e o enigmático sem nenhuma vergonha. Tão extremo quanto lento, este é um daqueles títulos capazes de deixar uma marca em alguns espectadores. Outros provavelmente fugirão assustados, mas vale a pena o risco.
O Lagosta está disponível no catálogo da Netflix.
*Conteúdo Global AdoroCinema