O Oscar de Melhor Ator esse ano teve concorrentes de peso: Adrien Brody (O Brutalista), Timothée Chalamet (Um Completo Desconhecido), Colman Domingo (Sing Sing), Sebastian Stan (O Aprendiz) e Ralph Fiennes (Conclave).
E quem levou a melhor foi Adrien Brody que, em 2003, se tornou o mais jovem vencedor dessa categoria, quando recebeu o prêmio por seu papel em O Pianista, de Roman Polanski, aos 29 anos — título que poderia ter sido tomado dele por Timothée Chalamet, que completou a mesma idade recentemente.
De qualquer forma, Chalamet fez história no Oscar nesta noite. Segundo o IMDB, com Um Completo Desconhecido e Duna: Parte 2, o astro é o primeiro ator a interpretar o papel principal em vários filmes indicados ao Oscar de Melhor Filme no mesmo ano — desde Brad Pitt em 2011, com O Homem Que Mudou o Jogo e A Árvore da Vida.
Qual é o enredo de O Brutalista?
O Brutalista se passa em 1947, quando o arquiteto visionário húngaro László Toth (Adrien Brody) e sua esposa Erzsébet (Felicity Jones) fogem da Europa devastada pela guerra em busca de um novo começo na América.
Em sua jornada para reconstruir seu legado e testemunhar o surgimento da América moderna, eles se deparam com uma oportunidade que pode mudar suas vidas para sempre. O industrial rico e carismático Harrison Van Buren (Guy Pearce) oferece a László um sonho americano em bandeja de prata: a chance de projetar um grandioso monumento modernista, que representa o auge da carreira de László, prometendo levar ele e Erzsébet a novas alturas de sucesso e reconhecimento.
O filme está em cartaz nos cinemas brasileiros.