As primeiras palavras de Snape para Harry em A Pedra Filosofal NÃO foram coincidência – e já revelavam mistério da saga
Diego Souza Carlos
Apaixonado por cultura pop, latinidades e karê, Diego ama as surpresas de Jordan Peele, Guillermo del Toro e Anna Muylaert. Entusiasta do MCU, se aventura em estudar e falar sobre cinema, TV e games.

Mais de 30 anos depois, fãs ainda encontram easter-eggs e referências nas adaptações d Warner Bros.

A nova série de Harry Potter tem estreia prevista para o ano que vem e será um reboot audiovisual do universo estabelecido há mais de 20 anos na cultura pop. Inicialmente, esta chegará com a promessa de ser muito mais fiel aos livros, já que se espera que cada nova temporada possa retomar alguns elementos omitidos dos longas, como a presença de Pirraça.

Os fãs também terão a oportunidade de relembrar alguns dos momentos mais emblemáticos e, dado que uma das conversas em torno dos possíveis atores de Snape, o primeiro encontro entre o protagonista e o professor de Poções pode ser enfim representado, um momento que guarda um significado secreto muito profundo.

Alguns ingredientes muito específicos

Tecnicamente, o primeiro encontro entre um Harry Potter mais velho e Severo Snape ocorre no Salão Principal quando Harry chega a Hogwarts, mas não é a primeira vez que eles têm uma conversa. Esse diálogo acontece durante a primeira aula de Poções em A Pedra Filosofal, na qual o professor lhe faz uma série de perguntas muito específicas. Uma delas é:

Sr. Potter, nossa nova celebridade! O que eu obteria se adicionasse raiz de asfódelo em pó a uma infusão de losna?

Essas palavras, que podem facilmente passar despercebidas entre um monte de conceitos mágicos, na verdade têm muito mais significado do que parecem. Se investigarmos um pouco a definição dos ingredientes veremos que as palavras foram escolhidas com muito cuidado.

O significado mais óbvio pertence ao asfódelo, uma planta com usos principalmente decorativos que costumava ser colocada nos túmulos dos falecidos na Grécia antiga. No entanto, esta também pertence à família das lírios, "lily" em inglês, que é o nome da mãe de Harry.

Warner Bros. Games

É mais complicado obter uma definição adequada para o segundo ingrediente. Algumas fontes sugeriram que losna (ou absinto) estava associada à perda na época vitoriana, mas na verdade há uma explicação muito mais clara para isso. Basta ir ao quarto romance, O Cálice de Fogo, para ouvir as palavras da Professora Sprout em Herbologia:

"Hoje, vamos cultivar absinto, um ingrediente de poção muito potente. Absinto é um componente necessário para preparar o Elixir da Euforia Indutora e a Poção dos Mortos-Vivos. Vamos ignorar as pupilas dilatadas de Haywood e começar a lição."

"Por favor, pare. Há crianças em todo lugar": Ator de Harry Potter ficou revoltado com pedido sem noção de fã

A resposta para a pergunta era Poção dos Mortos-Vivos, uma poção que colocaria uma pessoa em um sono semelhante ao da morte e que Harry prepara a partir do livro do Enigma do Príncipe (Snape) no sexto romance. O interessante sobre essa questão não é apenas a referência oculta a Lily (e a poção é de uma cor roxa clara se bem feita), mas também a referência à dor da perda que Snape sente tantos anos depois.

A título de curiosidade, sabemos que os videogames Harry Potter às vezes expandiam informações que não eram mostradas nos filmes, como alguns personagens ou feitiços. Neste caso, a primeira aparição de Snape no jogo Pedra Filosofal para PlayStation 1 é em frente a um caldeirão com uma substância roxa. Além disso, o asfódelo também é conhecido como parte da poção vitalizante de ervas, que serve como um elixir para despertar a Poção dos Mortos-Vivos.

Warner Bros. Games
A HBO deve quebrar uma tradição de Harry Potter com o ator que interpretará Dumbledore

Harry Potter e a Pedra Filosofal está disponível no catálogo da Max.

facebook Tweet
Links relacionados