No filme da Sessão da Tarde hoje (28/02), você verá uma trama que garantiu um feito histórico para o Brasil no Oscar. A partir das 15h30 (horário de Brasília) desta sexta-feira, a Globo exibe o emocionante Central do Brasil (1998) – um aquecimento para a 97ª cerimônia da prêmiação, que acontece no próximo domingo, 2 de março. Confira os detalhes:
Esta é a história de Central do Brasil, filme da Sessão da Tarde na Globo hoje
Em Central do Brasil, Dora (Fernanda Montenegro) é uma professora aposentada que trabalha escrevendo cartas para analfabetos na estação Central do Brasil, localizada no centro da cidade do Rio de Janeiro. Cabe a ela encaminhar as mensagens aos destinatários – exceto aquelas que considera inúteis ou fantasiosas demais.
Um dia, uma de suas clientes é atropelada diante do filho, que acaba abandonado à própria sorte. Após hesitar, Dora decide acolher o menino Josué (Vinícius de Oliveira) e ajudá-lo a encontrar o pai, Jesus, um homem que nunca o conheceu e vive no interior do Nordeste.
Europa Filmes
Protagonista de Central do Brasil não era ator!
Antes de dar vida a Josué, o pequeno Vinícius de Oliveira trabalhava como engraxate. O diretor Walter Salles estava no Aeroporto Santos Dumont em busca de atores para o papel do menino quando Vinícius cruzou seu caminho. Após uma breve conversa, Salles soube de cara que o intérprete do protagonista estava bem ali diante de seus olhos. Enrão, o cineasta convidou o garoto para um teste para o papel que mudaria sua vida para sempre.
Central do Brasil fez história no Oscar há 26 anos
Em 1999, na 71ª edição do Oscar, Central do Brasil foi indicado a Melhor Filme Estrangeiro, e a performance de Fernanda Montenegro também fez história. Ela se tornou a primeira brasileira a concorrer na categoria de Melhor Atriz, assim como a primeira indicada da América Latina.
Montenegro manteve esse feito inédito por 26 anos, até que, em 2025, sua filha, Fernanda Torres, foi nomeada na mesma categoria por sua elogiada atuação em Ainda Estou Aqui, também dirigido por Walter Salles. Uma grande conquista!
Não são só as Fernandas: Você se lembra destas mães e filhas que também já concorreram ao Oscar?Outras indicações brasileiras ao Oscar
Aliás, por falar em Ainda Estou Aqui, o longa foi indicado em outras duas categorias do Oscar 2025: Melhor Filme Internacional e Melhor Filme, tornando-se simplesmente o primeiríssimo filme 100% nacional a representar o Brasil na principal categoria da noite!
Antes disso, além de Central do Brasil, apenas três filmes brasileiros haviam concorrido ao prêmio de Melhor Filme Internacional: O Pagador de Promessas, de Anselmo Duarte; O Quatrilho, de Fábio Barreto; e O Que É Isso, Companheiro?, de Bruno Barreto.
O AdoroCinema fará uma cobertura especial do Oscar 2025 com nossa tradicional super live neste domingo, 2 de março, a partir das 19h30. Você poderá acompanhar tudo pelo YouTube, Instagram, TikTok e Facebook do AdoroCinema. Não perca!